Em carta encaminhada na terça-feira (8) ao Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês), os senadores Marco Rubio (Partido Republicano) e Robert Menendez (Partido Democratas) pediram a abertura de uma investigação sobre as aquisições feitas pela JBS no país entre 2007 e 2015. Segundo a agência Reuters, os parlamentares apontam como motivo o envolvimento da empresa brasileira em casos de corrupção.
“Essas aquisições têm sérias implicações para a segurança, proteção e resiliência do nosso sistema de alimentação. Tememos que a JBS tenha usado o financiamento ilegal que recebeu do BNDES, que somou mais de 1,3 bilhão de dólares, para comprar empresas americanas”, destaca o documento.
Entre os grupos adquiridos pela JBS nos Estados Unidos estão Swift, Smithfied Foods, Pilgrim’s Pride e o braço de suínos da Cargill. Em nota, a JBS disse que “cooperou totalmente com as autoridades americanas, sempre de maneira transparente em relação aos eventos passados no Brasil.”