Projeto Babilônia será implantado na Bahia e promete descarbonizar uma parcela considerável das necessidades futuras de eletricidade da companhia
O grupo siderúrgico ArcelorMittal anunciou nesta terça-feira (18) a criação de uma joint venture com a Casa dos Ventos para o desenvolvimento de um projeto de energia eólica na Bahia, com investimentos de US$ 800 milhões (cerca de R$ 4 bilhões). A ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na joint venture e a Casa dos Ventos, do setor de energias renováveis, os 45% restantes. O acordo foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 13 de abril, e será concluída nos próximos 15 dias.
O projeto Babilônia promete descarbonizar uma parcela considerável das necessidades futuras de eletricidade da ArcelorMittal Brasil. A estimativa é fornecer 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no país até 2030. A estrutura será implantada na região central da Bahia, devido a várias vantagens competitivas, incluindo uma curta distância (23 quilômetros) para conexão à rede elétrica nacional.
Segundo a empresa, existe a possibilidade de expandir a capacidade do projeto, adicionando mais 100 MW de energia solar, aos 554 MW de energia dos ventos previstos no lançamento do projeto. O investimento está em fase de licenciamento regulatório e ambiental, com início das obras previsto para este ano e entrada em operação em 2025.