Uma vez certificada, a aeronave elétrica da startup competirá em um mercado lotado com dezenas de outros desenvolvedores
A Archer Aviation informou que pretende fabricar cerca de 250 táxis aéreos elétricos a bateria em 2025 e aumentar a produção nos anos seguintes, após estabelecer a meta de certificar suas aeronaves até o final de 2024.
“Em nosso primeiro ano, construiremos 250 aeronaves, nosso segundo ano construirá 500 aeronaves, nosso terceiro ano construirá 650 aeronaves e depois aumentaremos para cerca de 2.000 aeronaves por ano”, disse o CEO Adam Goldstein à Reuters em entrevista.
A Archer pretende certificar sua aeronave de piloto e quatro passageiros, ‘Midnight’, até o final de 2024, embora a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) ainda esteja em processo de elaboração de regras de certificação para essas aeronaves futuristas.
“Em termos de produção de aeronaves, estimamos em nosso modelo Archer cerca de 20 unidades em 2025”, disse o analista do JPM, Bill Peterson. “Não somos negativos no espaço, mas achamos que levará um pouco mais de tempo para que a rampa não seja tão íngreme quanto essas empresas projetaram em seus decks SPAC há mais de um ano”, acrescentou.
Uma vez certificada, a aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da startup com sede na Califórnia competirá em um mercado lotado com dezenas de outros desenvolvedores, como Joby Aviation Inc e Vertical Aerospace Ltd, competindo para renovar o transporte urbano.
O setor, que é apoiado por pesos pesados industriais como Toyota Motor Corp e Delta Air Lines, ainda enfrenta desafios significativos relacionados à certificação, desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo adequado e melhorias na tecnologia de baterias, entre outros.
Em maio, a FAA disse estar modificando sua abordagem regulatória na certificação de eVTOLs, definindo-os como aeronaves motorizadas em vez de aviões pequenos, injetando preocupações sobre atrasos na certificação.
Goldstein antecipa que a indústria pode ver a demanda por mil aeronaves eVTOL anualmente.