Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

As companhias aéreas mais seguras para voar em 2025

Apesar da excelência das brasileiras, nenhuma delas figurou no ranking global

O site especializado AirlineRatings.com divulgou seu aguardado ranking de 2025, listando as companhias aéreas mais seguras do mundo. A pesquisa avaliou 380 empresas de aviação globalmente, com base em critérios rigorosos como segurança, frota, treinamento de tripulação e gerenciamento de incidentes.

O grande destaque deste ano ficou para a Air New Zealand, que conquistou o primeiro lugar na lista. A companhia neozelandesa superou concorrentes de peso, incluindo a australiana Qantas, que ficou em segundo lugar com uma diferença de apenas 1,5 pontos. A avaliação também revelou um empate triplo no terceiro lugar, entre Cathay Pacific, Qatar Airways e Emirates.

Critérios de avaliação

O ranking de segurança é determinado por uma série de fatores, conforme explicado por Sharon Petersen, CEO do AirlineRatings.com. Entre os principais critérios estão:

  • Incidentes graves nos últimos dois anos;
  • Idade e tamanho da frota;
  • Certificações internacionais;
  • Habilidades e treinamento das equipes de pilotos e tripulantes.

Outro aspecto destacado pela CEO é como as companhias gerenciam incidentes. “A experiência dos pilotos e da tripulação muitas vezes determina se um evento permanece um simples incidente ou se se transforma em uma tragédia”, comentou Petersen.

Disputa acirrada pela liderança

A liderança do ranking foi uma disputa apertada entre a Air New Zealand e a Qantas. A companhia neozelandesa se destacou principalmente pela frota mais jovem, o que garantiu sua vitória. Ambas as empresas mantêm altos padrões de segurança e treinamento de tripulantes, com a Qantas apresentando uma das frotas mais confiáveis do mundo.

No terceiro lugar, o empate entre Cathay Pacific, Qatar Airways e Emirates foi resultado de uma pontuação idêntica nos critérios avaliados, como idade da frota, habilidade dos pilotos e práticas de segurança.

Ausência de empresas brasileiras

Apesar da excelência das companhias aéreas brasileiras, nenhuma delas figurou entre as mais seguras do ranking global. No entanto, especialistas ressaltam que as empresas nacionais continuam a manter elevados padrões de segurança, embora não tenham atendido aos critérios específicos avaliados pelo AirlineRatings.com.

As 25 companhias aéreas mais seguras
  1. Air New Zealand
  2. Qantas
  3. Cathay Pacific
  4. Qatar Airways
  5. Emirates
  6. Virgin Australia
  7. Etihad Airways
  8. ANA
  9. EVA Air
  10. Korean Air
  11. Alaska Airlines
  12. Turkish Airlines
  13. TAP Portugal
  14. Hawaiian Airlines
  15. American Airlines
  16. SAS
  17. British Airways
  18. Iberia
  19. Finnair
  20. Lufthansa/Swiss
  21. JAL
  22. Air Canada
  23. Delta Airlines
  24. Vietnam Airlines
  25. United Airlines

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.