Destaque ficou para o Mercado Livre na liderança, ocupando 1,62 milhão de metros quadrados.
Um estudo da consultoria Siila revelou as empresas que mais investiram em locação de galpões logísticos no Brasil em 2024, com destaque para o Mercado Livre na liderança, ocupando 1,62 milhão de metros quadrados. O ranking inclui ainda outras gigantes do varejo como Amazon, Americanas, Magalu e Shopee, refletindo o crescimento do e-commerce e a busca por eficiência logística.
Apesar do alto volume de ocupação, com 3,6 milhões de metros quadrados, a expectativa para 2025 é de desaceleração no setor, com projeção de retração na absorção bruta de galpões, ficando em torno de 2,9 milhões de metros quadrados.
O principal fator apontado pela Siila como entrave para o mercado é a alta taxa de juros no país, que encarece os projetos de financiamento para construção e aquisição de galpões, tornando-os menos viáveis.
Confira a lista das empresas que mais ocuparam galpões logísticos em 2024 no Brasil:
- Mercado Livre: 1,62 milhão de metros quadrados
- Amazon: 542 mil metros quadrados
- Americanas: 477 mil metros quadrados
- Magalu: 454 mil metros quadrados
- Shopee: 441 mil metros quadrados
- Via: 265 mil metros quadrados
- DHL: 255 mil metros quadrados
- FedEx: 222 mil metros quadrados
- Shein: 215 mil metros quadrados
- Solística: 200 mil metros quadrados
Os dados são da Siila e foram divulgados pela Bloomberg Línea.