A instituição quer chegar ao fim de 2027 com 60 milhões de clientes
O Inter anunciou nesta quarta-feira (18) planos para os próximos anos, incluindo o de alcançar um lucro líquido de R$ 5 bilhões em cinco anos. O dado revela a sinalização do banco digital de obter lucro, no momento em que grandes investidores globais têm estancado o fluxo de investimentos para empresas baseadas em crescimento acelerado – dado o cenário de juros altos – passando a cobrar rentabilidade. Em 2022 até setembro, o Inter teve lucro de R$ 43 milhões.
O CEO do banco, João Vitor Menin, anunciou também um plano de cinco anos com três metas, batizado de 60-30-30. A instituição quer chegar ao fim de 2027 com 60 milhões de clientes, 30% de retorno sobre patrimônio (ROE) e 30% de índice de eficiência. Segundo ele, as metas são desafiadoras, mas factíveis.
Para chegar a 60 milhões de clientes, de quase 25 milhões atualmente, o Inter teria de conquistar cerca de 7 milhões de clientes por ano, um pouco menos do que os 8 milhões por ano que conquistou nos últimos dois anos. O índice de eficiência – quanto menor, melhor – teria de cair mais de 30 pontos porcentuais e ficaria melhor do que a média dos grandes incumbentes, que é em torno de 35%.
“Ao equilibrar investimentos em tecnologia com crescimento e rentabilidade, indo muito além dos serviços bancários, o Inter se tornou o primeiro Super App das Américas. Construímos um conjunto de ofertas a partir da nossa conta digital que são incomparáveis no mercado”, comenta Menin. “Estamos nos estágios iniciais da nossa evolução, mas os resultados positivos mostram que está na hora de levar o Inter ao próximo nível. Estamos confiantes de que temos a estratégia, as soluções e a equipe certas para executar nosso plano, perseguir nossos objetivos e entregar um crescimento sustentável”, completa.
Segundo ele, à medida que o Inter aumenta a base de clientes e melhora a monetização, espera que a taxa de eficiência seja superior à de seus pares ao longo do tempo, até porque, diferentemente dos bancos incumbentes, não tem sistemas legados e uma rede de agências. “Nossas métricas e indicadores de desempenho também seguirão crescendo enquanto continuamos nossa expansão. O Inter reúne o melhor dos dois mundos, banco e tecnologia, criando uma melhor experiência ao cliente, que gera melhores retornos para todos os nossos stakeholders”.
O que MONEY REPORT publicou