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Barbiecore impulsiona mercado de cosméticos

Estética rosa do filme da boneca mais famosa do mundo vira tendência lucrativa nas redes e, claro, nas lojas e no e-commerce

O mercado cinematográfico volta e meia impulsiona agressivamente segmentos do consumo com seus blockbusters. Agora é a vez da indústria de cosméticos — e muito mais. Com um trabalho impecável nos cenários, o filme “Barbie” leva marcas a lançarem linhas de maquiagem inspiradas no glamour pueril da boneca loira americana que ditou padrões impossíveis de beleza. Por sorte, o longa protagonizado por Margot Robbie fura essa bolha com ironia, mas sem tirar o brilho de uma estética que até ontem era meio brega e batia de frente com o empoderamento feminino. É coisa de bilhão de dólares de faturamento no exterior. Por aqui, pode bater a primeira centena de milhões – em reais.

Transformado em tendência nas redes sociais, o Barbiecore reflete a busca da boneca — em sua encarnação basicona e mais em conta — por adaptação aos novos tempos, com padrões de beleza fluidos e promoção da inclusão. Essa abordagem abriu a indústria atender demandas de um público cada vez mais diverso. Tanto que a essa onda sequer é exclusiva dos licenciados. O universo Barbie vai além.

Ninguém quando vai render às empresas, mas a dona da Barbie, a Mattel, fala em US$ 950 milhões apenas neste ano, o que equivale a mais de R$ 4,5 bilhões. o que equivale a mais de R$ 4,5 bilhões. Se confirmado, esse resultado será quase três vezes maior em comparação com o ano de 2022, quando a fabricante de brinquedos obteve um lucro de US$ 394 milhões, cerca de R$1,9 bilhão.

Marcas graúdas como Avon, Grupo Boticário e OPI têm se aproveitado da tendência ao incorporar e sugerir elementos em suas linhas. Essa estratégia se mostra bem-sucedida, contribuindo para o crescimento das vendas e estimulando o mercado, em um ciclo virtuoso e difuso. É como se a boneca afirmasse ao mundo que agora é uma ideia – ainda que vaga. Um conceito que se traduz no termo Barbiecore (ver ao final), em referência a tudo que remete à estética do brinquedo.

Licenciada oficial

Detentora da exclusividade no Brasil para produzir e vender itens de maquiagem, o e-commerce da Época Cosméticos lançou linha Barbie by Época, composta por seis produtos em parceria com a Mattel, que controla a marca. “Estamos muito animados com esta coleção. A produção foi realizada por uma fábrica nacional, que também faz produtos para marcas, como Bruna Tavares, Mari Maria e Vizzela”, afirma Dafne Guimarães, gerente comercial do Magazine Luiza. “Todos os itens foram desenvolvidos com cuidados nos detalhes, do rosa nas embalagens ao cheirinho da boneca”.

Loucura na Paulista

Nos últimos dias, Luciana Passos, que trabalha na loja da MAC da Avenida Paulista, viu a busca por produtos da coloração explodir e define a procura em duas palavras: loucura repentina. “Estávamos com uns produtos rosa neon parados lá na loja e na última semana, com a estreia do filme, saiu quase tudo. Todo mundo querendo rosa. É batom rosa, sombra rosa, blush rosa, tudo”, afirmou.


Viva o pink

Conhecida por sua relação com o pinkcore e o glitter, a Avon destaca que o movimento pink está em seu DNA e, mesmo sem estar diretamente ligada aos licenciamentos da boneca, a associação com o filme é inevitável. “A coleção Viva La Pink da Avon quer atender consumidoras de todas as idades e estilos, oferecendo produtos modernos e a preços acessíveis. Parte da receita das vendas vai para Instituto Avon”, explica a diretora de do núcleo de maquiagem, Andrea Echeverri.

Botilovers

O Boticário, por sua vez, abraça a tendências com tags #GetPinkWithBoti e #GetPinkWithMe nas redes sociais. A marca convida seus Botilovers a se “expressarem” com maquiagens rosas e brilhantes alinhados ao filme. “Os produtos que promovemos na seção Pink Core de Boticário já faziam parte do nosso portfólio, mas, para essa ação especial, passaram por uma curadoria cuidadosa para que tivessem match com a trend”, diz Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do grupo.

Unhas

Em parceria com a Warner Bros. e a Mattel, a OPI lançou uma coleção com 9 esmaltes especialmente inspirados no universo de Barbie, que trazem cores presentes na Barbie Land, além de nomes que representam momentos e personagens do filme. Os tons rosas intensos refletem o planeta BarbieCore e se dirigem também ao público sênior. “Tiveemos um squad de influenciadoras divulgando os produtos nas redes sociais, plano de mídia, envio de press kit, ação de endomarketing e uma estratégia para o e-commerce, em que com a compra de 2 esmaltes, o cliente ganhará uma porta-joias inspirado no mundo Barbie”, explicou  Ana Paula Fischer ‘Poppy’, Diretora de MKT e Educação da Wella Company. “Expectativa é que essa parceria seja a de maior sucesso da marca”, concluiu.


Inteligência

A Vizzela também preparou uma seleção de produtos nessa onda. “Nenhum tipo de linguagem escrita foi necessário, apenas o uso da tonalidade conseguiu transmitir mensagem completas”, informou a marca. Segundo a empresa, a campanha foi um sucesso e ajudou a impulsionar as vendas.

Crescimento para os pequenos

De acordo com um levantamento da plataforma de criação de lojas Nuvemshop, durante o mês de julho, houve um aumento significativo nas vendas de produtos de pequenas e médias empresas (PMEs) classificados como “rosa”. Foram vendidos mais de 120 mil produtos com essa coloração, o que representa um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram vendidos cerca de 89 mil produtos.

“Estamos observando o rosa como uma grande tendência a partir de um fenômeno cultural, com o lançamento de um filme muito relacionado a essa cor. Tudo isso é refletido nas redes sociais, com o crescimento de publicações com estética cor-de-rosa. Atentos à tendência, os empreendedores online embarcaram na “onda rosa” para vender produtos relacionados à cor, como acessórios e roupas”, comenta Marcela Orlandi, head da Nuvemshop.

Ferramenta poderosa

Economista e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Kanter explica que colaborações entre marcas como essas são estratégias que impulsionam as vendas de varejo e são particularmente bem-vindas em tempos de atividade econômica em lenta recuperação. “Ao mesmo tempo em que o varejista ganha mais público e notoriedade, consegue atrair um maior fluxo. Todo gancho para atrair mais público para a loja é melhor. Quem vai atrás de um produto Barbie pode encontrar outros e aumentar seu tíquete”, avalia.

O que significa Barbiecore?

Corecore é uma tendência estética no TikTok, cujo nome é derivado do uso irônico do sufixo “core”. Na era da internet, a palavra é utilizado para descrever ideias, culturas, gêneros ou estilos , agrupando-os em categorias bem definidas. Exemplos conhecidos são o “cottagecore” ou “goblincore”, que têm origem nos gêneros musicais hardcore e na tendência de criar novos subgêneros relacionados ao hardcore.

O Barbiecore é uma brincadeira com essas tendências, pois é uma estética que celebra a feminilidade e a cultura pop, elementos que muitas vezes são considerados superficiais ou tolos. No entanto, o Barbiecore também é uma expressão de afirmação, pois mostra que as mulheres podem ser femininas ao extremo e poderosas ao mesmo tempo.

A estética Barbiecore é caracterizada por cores brilhantes, estampas lúdicas e peças de roupa que copiam as bonecas. Os acessórios também são importantes, e muitas vezes incluem tiaras, colares de pérolas e batons vermelhos.



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