Volume gerado no primeiro semestre foi suficiente para abastecer residências das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
A usina hidrelétrica de Belo Monte gerou, nos primeiros seis meses de 2023, 29.125 GWh, equivalente a 9,4% de toda a energia utilizada no país. O volume teria capacidade de abastecimento de cerca de 30 milhões de residências. Além disso, seria suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no período.
O cálculo sobre as moradias dos 19 estados e Distrito Federal tem como base o Censo de 2022. A mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer todo o Sistema Integrado Nacional (SIN) por 17 dias. O presidente da concessionária que administra Belo Monte, Paulo Roberto Pinto, avalia que o desempenho positivo da usina converge com a atual necessidade de fontes renováveis e não poluentes de energia.
“Mais do que nunca, o mundo tem debatido a importância de fontes renováveis para abastecer os grandes centros urbanos, movimentar a economia e garantir o funcionamento dos serviços públicos essenciais sem comprometer o meio ambiente. A energia gerada por Belo Monte, instalada no rio Xingu, é limpa, renovável e proveniente da Amazônia e é fundamental para garantir a segurança energética do nosso país”, afirmou.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as usinas hidrelétricas foram responsáveis pela geração de energia de 60,19% do total produzido no Brasil.