Rede mineira faturou R$ 21,2 bilhões em 2024, contra R$ 20 bi do Pão de Açúcar
Pela primeira vez, o Supermercados BH superou o tradicional Grupo Pão de Açúcar no ranking das maiores redes supermercadistas do Brasil, elaborado anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a NielsenIQ. A rede mineira, fundada em 1996 pelo empresário Pedro Lourenço, faturou R$ 21,2 bilhões em 2024, contra R$ 20 bilhões registrados pelo Pão de Açúcar.
O levantamento mantém o Carrefour na liderança, com receita de R$ 120,5 bilhões, seguido pelo Assaí, com R$ 80,5 bilhões. Na terceira posição está o Grupo Mateus, do Maranhão, que manteve sua colocação com R$ 36,3 bilhões em faturamento.
O crescimento do Supermercados BH reflete sua estratégia de atuação em regiões onde há menor presença de grandes redes, competindo principalmente com comércios de menor porte. Com maior poder de negociação junto a fornecedores, a rede mineira consolidou sua expansão e também ganhou notoriedade nacional após Pedro Lourenço adquirir o controle do time de futebol Cruzeiro, agora estruturado como Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Enquanto isso, o Grupo Pão de Açúcar segue em processo de reestruturação desde 2022. Para reduzir dívidas e focar em formatos mais rentáveis, o GPA vendeu ativos como sua sede administrativa e a rede de postos de combustíveis, arrecadando R$ 2 bilhões. A empresa tem investido no modelo de lojas de proximidade “Pão de Açúcar Um Minuto” e no fortalecimento do e-commerce, com foco na melhoria da experiência de entrega.
O setor supermercadista como um todo movimentou R$ 1,067 trilhão em 2024, representando 9,12% do PIB nacional. Atualmente, as redes somam 424.120 lojas e empregam mais de 9 milhões de pessoas, de forma direta e indireta. Para 2025, a expectativa de crescimento do setor é de 2,7%, após uma expansão de 3,72% no ano anterior, em um cenário ainda desafiador marcado por juros elevados e alta nos preços dos alimentos.
João Galassi, presidente da ABRAS, destacou a relevância do setor: “Os resultados deste ano reforçam nossa importância estratégica, destacando a força e a capacidade de crescimento contínuo de um setor vital para a economia e para a população brasileira”.