Aniversário da vinícola que se tornou destino obrigatório do enoturismo no Uruguai é marcado pelo lançamento de um ótimo Petit Verdot
Por Celso Masson
A criação da vinícola mais emblemática do Uruguai nasceu de um sonho do engenheiro e bilionário argentino Alejandro Bulgheroni compartilhado com sua esposa Bettina. Após fazer fortuna na área de óleo e gás, Bulgheroni encontrou uma vantagem fiscal para investir no país vizinho e criou um projeto agroindustrial baseado na produção de oliveiras e videiras de altíssima qualidade. Para os vinhos, o casal buscou os conselhos do enólogo italiano Alberto Antonini e passou a aplicar uma filosofia que permitiu renovar o caráter da bebida, indo muito além da emblemática uva tannat. Em 2016, o comando da operação foi confiado ao chileno Christian Wylie, que já havia trabalhado nas vinícolas Santa Caroline e Família Deicos. Desde então, foram inúmeros prêmios e reconhecimentos conquistados mundo afora. Este mês, a Bodega Garzón completa dez anos de presença no Brasil e a comemoração traz novidades em produtos, preços e até um festival enogastronômico.
Localizada em Maldonado, a curta distância das badaladas Punta del Este e José Ignácio, a Bodega Garzón se tornou também um importante destino turístico. O sucesso junto aos visitantes, especialmente brasileiros, se deve não apenas ao vinho de excelência como também à bela paisagem, à moderna vinícola de arquitetura imponente e ao restaurante pilotado com esmero pelo famoso chef argentino Francis Mallmann.
Mesmo quem nunca se interessou em ir até lá pode conhecer toda a gama de vinhos da Bodega Garzón no Brasil. Eles são importados com exclusividade pela World Wine, empresa do Grupo La Pastina. O produtor celebra 10 anos de boas vendas no Brasil com o Garzón Single Vineyard Petit Verdot 2022 (R$ 318), que chega com o selo comemorativo de 25 anos da World Wine. Encorpado, elegante, com taninos firmes e sedosos e boa acidez, tem aromas de frutas como mirtilo e cereja, notas de baunilha e de especiarias como pimenta-preta e cravo-da-Índia. Outra novidade é o Field Blend Vino Natural Orange 2023, elaborado a partir de uma combinação de cinco castas. Elegante, moderno e perfeito para beber de forma descompromissada, na piscina, sem exigir uma harmonização gastronômica.
Além da linha Single Vineyard, de preço intermediário, a Bodega Garzón oferece no Brasil uma gama de vinhos que vai de R$ 118 (Garzón Estate) a R$ 1.260 (Balasto, o ícone da vinícola, comercializado na Place de Bordeaux, a exemplo dos grandes vinhos do mundo). Como parte das comemorações dos 25 anos de World Wine, o premiado Balasto 2018 está à venda até dia 31 de agosto com desconto de 35% (R$ 819,00). É uma oportunidade inédita de adquirir o vinho que obteve 97 pontos do Guia Descorchados e 96 pontos tanto do crítico James Sucklin quanto da revista brasileira Adega.
Ainda no âmbito das celebrações do decanato, o premiado restaurante Primrose, no Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), fará um jantar no sábado (24), em quatro etapas harmonizadas com vinhos da Garzón, incluindo o cobiçado Balasto. Custa R$ 1.200 por pessoa. Detalhes e reservas no site www.saintandrews.com.br.
Os rótulos Petit Verdot 2022, Orange 2023 e Balasto 2018, que está com 35% de desconto. No detalhe, o selo comemorativo de 25 anos da World Wine