Outros 21 milhões de ha atingidos precisam ser compensados, estima o 3º Panorama do Código Florestal, da UFMG
O Brasil tem, em média, 74 milhões de hectares de vegetação nativa em propriedades rurais aguardando pagamento por serviços ambientais. Tratam-se de áreas que excedem as exigências previstas no Código Florestal e cujos proprietários poderiam receber um pagamento por manter a vegetação de pé.
Em contrapartida, o país conta com 21 milhões de hectares desmatados que, para cumprir as exigências legais, devem ser restaurados ou compensados. Juntas, essas áreas totalizam 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração e pagamento por serviços ambientais.
Os dados são do 3º Panorama do Código Florestal, realizado pelo Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além das áreas de vegetação nativa acima do exigido, o estudo identificou também áreas com déficit de vegetação nativa, e que precisam ser restauradas ou compensadas.
A revisão do Código Florestal de 2012 estabeleceu a anistia para o desmatamento feito até 2008. Apesar de anistiado, o proprietário precisa regularizar a situação do imóvel caso não tenha o mínimo exigido pela lei.
O 3º Panorama do Código Florestal constatou ainda o aumento dos registros sobrepostos a outras categorias fundiárias, em especial às terras públicas sem destinação, ou seja, terras do Poder Público, para as quais não foi definido o uso. A área mais crítica é também a Amazônia Legal.
Nessa área, as sobreposições aumentaram de 12,4% para 18,3% no último ano, sendo 13.433 registros sobrepostos a unidades de conservação, 2.360 a terras indígenas e 206.495 a terras públicas sem destinação específica.
O que MR publicou
- Recuperar pastagens jogaria R$ 76 bilhões na economia sem derrubar árvores
- Embrapa propõe reaproveitamento de pastagens degradadas
- Pesquisa no Xingu mapeia como agro atinge oferta de água
- Ipam estuda efeitos de longo prazo das chamas no Cerrado e Amazônia
- Subsídios da UE favorecem pecuária em detrimento da agricultura sustentável
- Inocentes, as vacas podem salvar o mundo
- Pecuária bem manejada reduz emissões de carbono no MS
- Plano ABC+ entra em vigor em setembro
- Riqueza soprada para longe
- Conheça as cinco propostas do agro brasileiro ao novo acordo climático
- “O Brasil pode ser a solução para o carbono neutro”, diz pesquisador de economia ambiental