A plataforma do BTG Pactual digital passou a oferecer o Cannabis Ativo Fundo de Investimento Multimercado, primeiro fundo com 100% de exposição em cannabis, administrado pela gestora Vitreo. Com objetivo investir em empresas do exterior que atuam nas áreas de biotecnologia, medicamentos, cosméticos assim como outros produtos relacionados a cannabis, o fundo tem aporte inicial de R$ 100, taxa de administração de 0,72% ao ano e não possui taxa de performance.
“Trata-se do primeiro fundo com gestão ativa e 100% de exposição em cannabis disponível no Brasil, focado em empresas globais de biotecnologia, cosméticos e medicamentos, entre outras. Esta é mais uma opção para a diversificação da carteira de investimentos e o primeiro produto de uma parceria para distribuir os produtos temáticos da Vitreo”, afirmou Gabriel Casonato, analista do BTG Pactual digital.
De acordo com a consultoria especializada BDSA, o mercado global de cannabis legal arrecadou US$ 21,3 bilhões no ano passado. Os movimentos de regulação e legalização para diversos fins nos Estados Unidos e Europa reforçam a tendência de crescimento e estima-se um aumento de 17% ao ano até 2026. Até lá, a indústria deve atingir o patamar de 55 bilhões de dólares de faturamento por ano.
Segundo Casonato, a regulamentação nos Estados Unidos será o divisor de águas para a expansão do mercado. “A partir desse movimento é provável um efeito cascata em diversos países e a consolidação de uma cadeia que comtemplará as diversas aplicações da cannabis. O mercado é extremamente promissor”, afirmou.