O BTG Pactual anunciou a captação de US$ 500 milhões em green bonds com vencimento em janeiro 2026 e a uma taxa fixa de 2,75% ao ano no âmbito do seu Global Medium Term Notes Programme. Os recursos serão destinados à realização de financiamentos ou refinanciamentos de projetos verdes e/ou sociais, de acordo com o seu Green, Social and Sustainable Financing Framework. A emissão representa também o menor custo entre instituições financeiras brasileiras em captações realizadas em dólar desde 2003.
Em nota, o banco de investimentos destacou que a operação demonstra uma percepção positiva do mercado em relação ao balanço e aos fundamentos da instituição e reforça o compromisso do BTG com a busca e aperfeiçoamento contínuo para as melhores práticas de sustentabilidade, governança e gestão do seu negócio.
A captação se soma às demais iniciativas do banco em sustentabilidade, investimento de impacto e ESG, tal como a adesão, a partir de janeiro de 2021, ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que reúne em carteira 39 empresas listadas na bolsa com melhor desempenho em sustentabilidade.
As notas foram elegíveis aos investidores institucionais qualificados e serão listadas na Official List da bolsa de valores de Luxemburgo. Os papéis vencem em 11 de janeiro de 2026.