O BTG Pactual informou nesta terça-feira (11) um lucro líquido ajustado de R$ 987 milhões no segundo trimestre de 2020 – acima dos R$ 789 milhões observados no primeiro trimestre do ano e abaixo dos R$ 1,029 bilhão reportados no mesmo período de 2019. O lucro líquido ajustado do banco no primeiro semestre de 2020 ficou em R$ 1,776 bilhão – praticamente estável na comparação com os primeiros seis meses do ano passado (R$ 1,751 bilhão).
As receitas totais entre abril e junho alcançaram R$ 2,49 bilhões, crescimento de 63,6% em relação ao último trimestre e 13,8% sobre o mesmo período do ano anterior (R$1,52 bilhão).
“Neste trimestre, diante do cenário desafiador, com condições de mercado bastante voláteis e permeadas por incertezas, mantivemos uma capitalização robusta e altos níveis de liquidez, e aproveitamos a oportunidade para intensificar o relacionamento com nossos clientes, o que nos permitiu apresentar crescimento elevado em todas as áreas”, destacou Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. “Além disso, continuamos adotando todas as medidas necessárias para manter a operação do banco com a qualidade e agilidade de sempre, entregando as melhores soluções para nossos clientes e garantindo a saúde e a segurança de nossos colaboradores”, acrescentou.
Em Asset Management, o total de ativos sob gestão (AuM/ AuA) em 30 de junho de 2020 somou R$ 304 bilhões, 34,2% acima do registrado na mesma data de 2019. Em Wealth Management, o volume sob gestão somou R$ 193,4 bilhões, avanço de 36,2% quando comparado ao segundo trimestre de 2019. A receita em Investment Banking no trimestre foi de R$ 221,7 milhões, 19,2% acima do mesmo período em 2019.
O banco fechou o período com índice de Basileia de 19,6% e retorno sobre o patrimônio líquido anualizado de 17,5%.
Dentro da estratégia de consolidar a Unidade Digital de Varejo, o BTG Pactual realizou em junho uma oferta subsequente de R$ 2,65 bilhões (35,6 milhões de units BPAC11) para acelerar iniciativas estratégicas de crescimento e manter fortes métricas de capital.
“Outra frente importante é nossa agenda ESG, que vem sendo fortalecida a cada ano e foi impulsionada ainda mais em 2020. Um dos exemplos é a criação de nossa área de investimentos de impacto, que fomenta a oferta de produtos e serviços que unem retorno financeiro com impacto socioambiental positivo”, completou Sallouti.