Em comunicado ao mercado e aos acionistas, o Grupo Carrefour Brasil informou nesta quarta-feira (24) ter chegado a um acordo com a Advent International e o Walmart para a compra do Grupo BIG Brasil SA. O negócio foi estimado em R$ 7,5 bilhões e está sujeito à avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Esta aquisição ampliará a presença do Carrefour Brasil em um mercado muito dinâmico e permitirá que ofereça aos consumidores brasileiros uma gama mais ampla de produtos e serviços, a preços mais competitivos. A transação avalia o Grupo BIG, que possui 387 lojas, 41 mil funcionários, presença em 19 estados brasileiros e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020, a um valor (enterprise value) de R$ 7,0 bilhões. A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137.000 funcionários atuando em todos os formatos”, destacou a companhia. Na nota, o Carrefour apontou ainda que movimento permitá uma expansão para regiões onde a rede tem penetração limitada, como o Nordeste e o Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A companhia também passará a administrar a bandeira Sam’s Club. “O Grupo Carrefour Brasil planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.”