O Grupo Carrefour Brasil, líder no varejo alimentar brasileiro, registrou R$ 74,8 bilhões em vendas em 2020, um aumento de 22,2% (exceto gasolina) frente o ano anterior. O lucro líquido ajustado atingiu R$ 2,758 bilhões no ano, um crescimento de 43,1%, em relação a 2019. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado atingiu R$ 5,6 bilhões (+18%) com margem de 8,3%.
Quando observado apenas o quarto trimestre de 2020, o lucro líquido foi de R$ 886 milhões, 31,1% a mais que no mesmo período do ano anterior. E as vendas brutas totalizaram R$ 22 bilhões, crescimento de 26,8% (ex-gasolina) em relação a 2019. Ainda no trimestre, o EBITDA ajustado atingiu R$ 1,7 bi, aumento de 18,2% com margem de 8,7%.
O resultado positivo foi impulsionado pelos negócios de varejo e atacarejo, bem como pelo Banco Carrefour, mesmo em um ambiente desafiador como o vivido durante a pandemia da Covid-19 em 2020. O Grupo Carrefour Brasil continuou o trabalho de aceleração digital do seu ecossistema no quarto trimestre. Entre os resultados dessa aceleração estão as vendas online do Atacadão, que em seis meses de operação já atingiu crescimento sequencial de 142%. O serviço já está disponível em 25% das lojas da rede e o roll-out continuará ao longo de 2021.
O Banco Carrefour também demonstrou um desempenho significativo, com aumento de 157% no número de novas contas via canais digitais somente em dezembro. Além disso, o novo app Meu Carrefour dobrou o número de usuários ativos no novo programa de fidelidade, representando 75% dos clientes recorrentes diários.
Para Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, “com o forte crescimento de dois dígitos em vendas e no lucro líquido, e na geração de fluxo de caixa, o Grupo Carrefour Brasil apresentou mais um desempenho notável no quarto trimestre e em 2020, atestando a força de seu ecossistema omnicanal. Em nosso implacável esforço para avançar nas iniciativas ESG, aprendemos importantes lições do trágico evento ocorrido em novembro uma de nossas lojas em Porto Alegre. O Carrefour está agora comprometido em implementar uma das mais abrangentes séries de medidas de forma a enfrentar o racismo estrutural no Brasil. Agir com responsabilidade, como temos feito ao longo da pandemia COVID-19, colocando a segurança de nossos clientes e funcionários e o respeito para eles acima de tudo, faz parte do nosso papel como líderes no varejo de alimentos no Brasil e não pouparemos esforços para responder à altura à confiança depositada em nós pelos nossos stakeholders.”