Primeiro do grupo, o minimercado Carrefour Express tem três modelos de loja e investimento inicial a partir de R$ 150 mil
O grupo Carrefour anunciou sua estreia no mercado de franquias de olho na disputa do varejo de proximidade. O modelo de minimercados Carrefour Express, que está no Brasil desde 2014 e hoje tem 151 lojas em São Paulo, agora vai contar com três modelos de franquias com investimento inicial a partir de R$ 150 mil. O lançamento está marcado para esta quarta-feira (28), na ABF Franchising Expo.
O mercado de proximidade está em um ritmo acelerado no Brasil. O conceito ganhou destaque nos últimos anos, impulsionado pela pandemia e pela maior busca por experiências de compra personalizadas. Conhecida pela rápida expansão e conversão de bandeiras, a rede Oxxo lidera o varejo de proximidade. A rede criada pela joint venture do grupo mexicano Femsa e Raízen, chegou no país há três anos e já conta com 325 unidades. A expectativa é abrir mais 210 unidades até o fim do ano.
O Carrefour atua com franquias em outros países. Os modelos a serem adotados por aqui são: lojas de rua e em centros comerciais, lojas residenciais (100% autônomas) e em condomínios residenciais para atender moradores e prestadores de serviços; in company, que são unidades em conjuntos empresariais.
As novas lojas são uma evolução do modelo atual e podem variar entre 15 e 200 metros quadrados. O minimercado ofereceria cerca de três mil itens, como alimentos perecíveis e prontos, bebidas, padaria, frutas e legumes selecionados.