Empresa aposta em ecossistema para marcas que importam matéria-prima para manipulação e venda – garantindo logística, entrega e cuidados coordenados
O mercado da cannabis cresce no país desde anos recentes, prometendo incrementar a economia e melhorar a vida de alguns brasileiros acometidos de doenças e fragilidades. Ainda que o uso da planta para fins medicinais seja a principal porta de entrada, há outros setores a serem explorados, como os de alimentos, suplementos, têxteis, cosméticos e veterinários. Especializada em dados de mercado no segmento da cannabis, cânhamo e derivados, a Kaya Mind estima que até R$ 28 bilhões possam ser gerados em 5 anos, o que arrecadaria R$ 8 bilhões em impostos. É nesse cenário que a Cannect planeja faturar R$ 1 bilhão no mesmo período – em 2023 a expectativa é atingir R$ 50 milhões.
A empresa aposta na saúde e no bem-estar como fator determinante para atrair um público que busca desde cuidados com a pele até tratamentos para males neurológicos, como o autismo. A ciência já determinou que a cannabis presente na planta da maconha é potente para minimizar efeitos colaterais de doenças crônicas, como fibromialgia e câncer, além de transtornos causados por doenças raras, como a Síndrome de Dravet, uma epilepsia grave e incurável que afeta bebês nos primeiros meses de vida.
Um estudo do Imperial College London, publicado na revista científica BMJ, em dezembro de 2021, mostrou que seu uso reduz até 86% a frequência de crises de epilepsia em crianças e, como consequência, as internações pela doença. Dados da Kaya Mind estimam que o Brasil tenha 190 mil pessoas em tratamento com cannabis medicinal – pouco, mas com um amplo horizonte a ser explorado.
Com a legislação favorável ao negócio, a Cannect atua como intermediador de marcas que importam matéria-prima e manipulam para o lançamento de produtos na sua plataforma online. Dessa forma, a empresa recebe a demanda, garante a logística, a entrega. Os preços no portfólio variam de R$ 80 a R$ 800, nas áreas de tratamento da dor crônica, saúde mental, oncologia, neurologia, pediatria, medicina esportiva, cuidados da pele, bem-estar íntimo e odontologia.
“Tanto na farmácia, quanto no importado, nós somos um agregador de demandas. Não temos nenhum produto, mas controlamos toda a jornada”, afirmou o CEO da Cannect, Allan Paiotti (acima). Em janeiro do ano passado, incorporou o site da Cannalize, portal de criação de conteúdo sobre o tema e, em maio, anunciou a aquisição da Dr. Cannabis, criando a vertical de educação e eventos, reforçando o compromisso de levar para profissionais da saúde, empreendedores e interessados informação qualificada sobre a cannabis medicinal.
Desde julho de 2021, a empresa investiu em seu ecossistema mais de US$ 1 milhão. Apesar de muitos players terem surgido no mercado, a Cannect é o único que oferece o que é denominado de “jornada integral” aos pacientes, indo desde a procura pelo tratamento e consulta médica até apoio na regulação, garantindo ainda o monitoramento do paciente com acompanhamento da evolução do quadro clínico e do engajamento ao tratamento com programa próprio de cuidado coordenado.
Publicado originalmente em 30 de setembro de 2023
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