Plataforma possibilita a desburocratização e facilitação de acesso ao crédito pelo investidor
O mercado de criptos está cada dia mais em alta no Brasil, movimentando mais de R$ 731 bilhões em entre 2021 e 2022. Nesse cenário, os fundadores da Blue Consult, Mychel Mendes e Arthur Coelho, decidiram criar uma empresa para democratizar a tokenização desse setor. O projeto da Tokeniza terá início em 24 de setembro, com 25% de uma mansão na área nobre de Brasília (DF) e com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025. O valor unitário de cada token é de R$ 100.
A ideia surgiu no início de 2022, após os sócios perceberem que a tokenização pode tornar possíveis projetos que não tinham potencial bancário para serem custeados e, ao mesmo tempo, oferecer investimentos lucrativos e seguros para indivíduos que hoje estão investindo em poupança ou títulos de baixo rendimento. A medida foi oficializada em abril deste ano pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que garantiu a Tokeniza como a primeira tokenizadora via crowdfunding.
Um dos diferenciais da empresa é permitir que investidores de diversos perfis tenham acesso ao serviço. “A Tokeniza utiliza da tecnologia cripto para dar segurança e transparência aos investimentos, mas não há necessidade de nenhum conhecimento prévio sobre cripto para negociar dentro da plataforma”, afirmou Mychel Mendes.
A tokenização consiste em transformar ativos reais em digitais, podendo ser negociado através de redes criptografadas, como blockchain. Por exemplo, através do token, é possível adquirir uma fração do imóvel ao invés de comprá-lo totalmente. “As principais vantagens da Tokeniza são a desburocratização e a facilitação do acesso ao crédito pelo investidor, com a possibilidade de participar de investimentos antes inalcançáveis. É o melhor dos mundos para quem deseja negociar um imóvel e até mesmo para as incorporadoras, que terão mais um ente financeiro aliado para potencializar e garantir o negócio”, comentou Arthur Coelho.
A Tokeniza possibilita um potencial de valorização, além de ter a segurança do token ser lastreada em imóvel físico, sendo imune às oscilações do mercado e com maior segurança ao investidor. “Nossa meta tokenizar qualquer ativo”, declarou Coelho.
Publicado originalmente em 21 de setembro de 2023