Planejamento estratégico com metodologias padrões de M&A é o que recomenda o sócio-diretor da Zaxo, Leonardo Grisotto
Quando, por qualquer que seja a razão, um empresário decide vender seu negócio, uma preocupação surge: como estabelecer um valor justo, isto é, competitivo no mercado, mas que pague todo o investimento e os sacrifícios empregados? E melhor: como aumentar o valor da empresa?
O caminho para sanar essa inquietação passa por elaborar um planejamento em que se apliquem metodologias de fusões e aquisições (M&As). O cofundador e sócio-diretor da Zaxo M&A Partners, Leonardo Grisotto, explica que elevar o valor de uma empresa pode ser um caminho perigoso para a partir do momento em que o negócio é traçado.
O processo pode levar de um a dois anos e envolve uma série de medidas estratégicas para melhorar a performance da organização. neste meio tempo, é preciso ter frieza para discernir entre o valor de mercado da empresa (enterprise value) como um todo e o eventual valor das ações (equity value). Grisotto enumerou as dez principais orientações sobre como elevar o enterprise value. Confira:
Definir metas e objetivos
É preciso ser realista e apresentar dados mensuráveis alinhados com os objetivos de longo prazo da empresa. Com isso definido, a equipe conseguirá focar nas áreas mais críticas, tornando a tomada de decisões estratégicas mais assertiva.
Melhorar a performance operacional
Reduzir custos, aumentar a eficiência da produção, melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e otimizar o uso de recursos não é chover no molhado. Na hora de sair do negócio com um bom valor na mão é preciso considerar que processos eficientes ampliam o interesse de compradores, valorizando a marca e a operação. Uma dica do especialista é lançar mão de tecnologia para otimizar o que for necessário.
Caixa saudável
Cuidar bem do ciclo de conversão é primordial. Pontua Grisotto: “Não basta que a empresa fature e gere lucro. É preciso gerar caixa”. Isso inclui apurar com precisão os prazos médios de recebimento, pagamento e estoque (quando se aplica). “Capacidade de caixa é um superfator de valorização”, sublinha.
Inovação
Preparar uma empresa para a venda inclui investir em inovação. Para isso, Grisotto recomenda incorporar tecnologias avançadas e até mesmo desenvolver novos produtos ou serviços. “Transformação digital pode ajudar a se diferenciar da concorrência, conquistar novos mercados e aumentar a rentabilidade”.
Posicionamento
Outra preocupação é ter uma posição representativa. O especialista observa que pouco adianta ser o maior em determinado mercado se for um mercado pequeno, de poucos competidores. “É importante um plano para se atingir um mercado mais amplo. Aí a empresa pode ser negociada a valores mais altos”. Para tanto, deve-se diversificar produtos e serviços, buscar novos mercados geográficos e ir em busca de clientes ainda não atendidos. A ordem depende da realidade de cada um e uma vacina para reduzir a dependência de um mercado restrito ou um cliente específico.
Capacitar equipe
Desenvolver os colaboradores por meios de programas de treinamento é fundamental para criar uma cultura de inovação e excelência. “Tais medidas ajudam a atrair e reter talentos qualificados, o que aumenta a eficiência e a produtividade”.
Plano de sucessão
Indispensável para garantir a continuidade e proteger o valor do negócio no longo prazo, ter a passagem de bastão em mente incluiu a identificação dos principais líderes e gestores da empresa. A definição de papéis e responsabilidades e a criação de um processo transparente ajuda na hora da transição de liderança.
Governança
Envolve a implementação de regras, políticas e procedimentos para garantir transparência, ética e responsabilidade. Boas práticas criam reputação, o que blinda a empresa de crises externas e internas, mantendo e aumentando o valor de uma organização.
Atenção ao capital
A estrutura de capital de uma companhia é determinante para seu valor, afinal, é o que viabiliza a saúde financeira. Grisotto orienta executar uma combinação equilibrada entre dívida e capital próprio para ampliar o retorno sobre investimento e minimizar risco. “Equilíbrio evitando excesso de dívida ou diluição excessiva dos acionistas”.
Ajuda externa
O aumento do valor da empresa não se dá de forma abrupta. É um processo contínuo, desde que as medidas adotadas sejam acompanhadas e definidas, levando em consideração as especificidades de cada negócio. “Por isso, o trabalho de uma consultoria se faz indispensável”, completa, lembrando que um olhar de fora pode trazer soluções.