Encomenda de 1,5 mil jatinhos da família Citation à NetJets pode atingir US$ 30 bilhões, acirrando a disputa com o Phenom 300 e o Praetor
As notícias não foram colocadas no mesmo contexto. Em maio, a Embraer fechou um contrato de US$ 5 bilhões com a NetJets para a entrega, a partir de 2025, de até 250 jatos executivos Praetor 500. O negócio com a maior empresa de táxi aéreo executivo do mundo e introdutora do modelo de gerenciamento de propriedade compartilhada de jatos privados deveria garantir temporariamente a hegemonia global da fabricante brasileira nas categorias leve (Phenom 300) e médio (Praetor 500 e Praetor 600). A Embraer ganha terreno diante da obsolescência de parte da sua concorrência, em especial a Cessna, controlada pelo grupo Textron, e da saída desse segmento por parte da Bombardier Learjet. Porém, uma operação de até US$ 30 bilhões pode mudar este cenário.
Na terça-feira (20), a Cessna anunciou que a NetJets quer adquirir 1.500 jatinhos da família Citation (na imagem, os modelos Ascend, Latitude e Longitude) ao longo dos próximos 15 anos. As entregas começarão em 2025. Controlada pelo conglomerado de seguros e investimentos Berkshire Hathaway, fundado pelo bilionário Warren Buffet, a empresa anunciou que será a lançadora do modelo Ascend, que entrará em serviço em um ano e meio. O modelo é uma evolução do Cessna Citation Excel e custará presumíveis US$ 17 milhões. A novidade é concorrente direta do Phenom 300, que em agosto se tornou o jatinho com mais horas voadas nos Estados Unidos em 2022 . O avião brasileiro fez 360 mil decolagens e pousos, 1,4 mil além do Excel, que com a versão modernizada e o empurrão de Warren Buffet, quer retomar a liderança – pelo menos no segmento médio essa possibilidade parece real, já que o mercado conhece e opera bem a família Citation, que desde 1968 colocou no ar 8 mil jatinhos de diferentes categorias. Só há um problema direto para o Ascend. Por enquanto o Phenom 300 custa em torno US$ 11 milhões, US$ 6 milhões a menos. Os valores oficiais da negociação não foram divulgados e podem até ser menores, já que a NetJets pode participar de um acerto para impulsionar a nova linha.
De acordo com comunicado da Cessna, nos últimos 40 anos a NetJets recebeu “mais de 800 aeronaves da Textron Aviation, incluindo mais de 300 opções para Citation Latitudes e Longitudes nos últimos 8 anos”. Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation, comentou: “Estamos honrados por sermos o maior fornecedor de aeronaves líderes do setor à NetJets e esperamos continuar a trabalhar juntos para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação com base no feedback dos clientes”. Agora é ver como Cessna e Embraer vão se portar diante do aumento da concorrência.
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