Representação será julgada nas próximas semanas por uma das câmaras do conselho de ética da entidade
O Conar abriu nesta segunda-feira (10) uma representação ética contra a campanha “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, feita pela AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores.
Eles questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e inteligência artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida a ser examinado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Adicionalmente, ainda de acordo com o Conar, questiona-se a possibilidade de tal uso causar confusão entre ficção e realidade para alguns, principalmente crianças e adolescentes.
A representação será julgada nas próximas semanas por uma das câmaras do conselho de ética do Conar, garantindo-se o direito de defesa ao anunciante e sua agência. Em regra, o julgamento é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação.
Em celebração de 70 anos da Volkswagen, a empresa colocou Elis Regina ao lado da filha Maria Rita, que também é cantora, com o recurso da tecnologia chamada “deep fake”. O comercial exibe Elis Regina cantando o clássico “Como Nossos Pais” enquanto dirige um modelo antigo da Volks.
O que MONEY REPORT publicou