Aeronave militar vai substituir o veterano Hércules C-130, dos EUA. Sete forças adquiriram o Millenium. Valor não foi divulgado
A Embraer reportou na manhã desta segunda-feira (4) que a Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (Dapa, na sigla em inglês) anunciou a vitória do C-390 Millennium no processo de licitação pública para o programa Large Transport Aircraft (LTA) II, que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia (Rokaf). A Coreia do Sul é o primeiro cliente do C-390 Millennium na Ásia, que substituirá o Lockheed Hercules C-130, de fabricação norte-americana.
A fabricante brasileira não revelou quantas aeronaves serão fornecidas e nem o valor do contrato. O acordo também inclui a prestação de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor do contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2023.
A Embraer também oferecerá um pacote de cooperação com entidades locais, incluindo a fabricação de uma quantidade significativa de peças do C-390 Millennium por empresas parceiras coreanas e o desenvolvimento de um fornecedor local de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul – Manutenção, Reparo e Revisão).
“Damos as boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia. Esta é uma nova era nas relações Brasil-Coreia do Sul. Estamos comprometidos em aumentar as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em conjunto com nossos parceiros coreanos”, informou o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Jr. A Coreia do Sul é o sétimo país a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca.