Empresa está em conflito aberto com o governador republicano do estado, Ron DeSantis
A Disney decidiu cancelar seus planos de construir um complexo de escritórios de US$ 1 bilhão na Flórida devido a “mudanças nas condições de negócios”, de acordo com um memorando fornecido por um porta-voz da Disney.
Essa decisão ocorre em um momento em que a empresa está em conflito aberto com o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, que deve entrar oficialmente na corrida presidencial de 2024 pelo Partido Republicano na próxima semana.
Um porta-voz de DeSantis afirmou que não era “surpreendente” que a Disney cancelasse o projeto, considerando as dificuldades financeiras da empresa, a queda no valor de mercado e a queda no preço das ações.
A Disney, juntamente com a indústria de mídia em geral, está enfrentando desafios em um ambiente publicitário difícil e uma greve massiva de roteiristas. No início deste ano, anunciou planos de cortar 7 mil empregos como parte de um esforço de redução de custos.
Além disso, a empresa confirmou na quinta-feira que fechará seu resort Star Wars: Galactic Starcruiser na Disney World pouco mais de um ano após sua inauguração. A atração popular fará sua última viagem no final de setembro, e a Disney está trabalhando com os hóspedes para remarcar as reservas para o final do ano.
O projeto do parque em Lake Nona, Flórida, na área metropolitana de Orlando, tinha a expectativa de adicionar 2 mil empregos, muitos dos quais seriam realocados da Califórnia.
Disputa política
O prefeito do Orange County, Jerry L. Demings, lamentou a decisão de não prosseguir com a construção do campus de Lake Nona, destacando a importância de um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo entre o estado da Flórida e a comunidade empresarial. Ele enfatizou que a parceria com a Disney continuará sendo uma prioridade.
O líder do Partido Democrata do estado criticou o governador por sua “vingança pessoal desequilibrada contra a Disney”, alegando que isso resultou na perda de empregos e de milhões em receita adicional para a Flórida. Segundo o presidente do Partido Democrata da Flórida, Nikki Fried, DeSantis transformou o estado em um ambiente antinegócios.
A disputa entre a Disney e DeSantis começou há mais de um ano, quando o governador assinou uma legislação controversa que restringe o ensino sobre orientação sexual e identidade de gênero nas escolas. Críticos
O que MONEY REPORT publicou