Dados do Mastercard SpendingPulse, indicador macroeconômico que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, mostram que as vendas do e-commerce no Brasil saltaram 86% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. Os setores de eletroeletrônicos (131%), móveis (90,5%) e farmácias (75,3%) foram os que mais cresceram no período. Por outro lado, as vendas de hobby & livraria tiveram queda acumulada de 28,6%. Segundo Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil, a expansão do comércio eletrônico segue diretamente relacionada às mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia. “Em fevereiro de 2021, vimos a expansão contínua do e-commerce como um dos principais canais de vendas no país, principalmente devido ao cenário pandêmico em que novas restrições estão sendo aplicadas para impedir o avanço da Covid-19 no Brasil. Os números indicam que os consumidores já estão familiarizados com esta nova realidade das compras digitais”, afirmou. O indicador da bandeira de cartões apontoa também que, em fevereiro, as vendas no varejo brasileiro em lojas físicas tiveram uma baixa de 6,1%, excluindo os setores automotivo, materiais de construção, restaurantes e móveis para o lar.