Antes a megavarejista digital chinesa promoveu lojas pop-up em São Paulo
A Shein anunciou nesta terça-feira (18) a inauguração de seu primeiro escritório no Brasil. Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, a companhia espera consolidar a operação local e reforçar sua atuação local. O anúncio ocorre em meio à polêmica em torno da regra que isenta de imposto as encomendas enviadas por pessoas físicas que custam até US$ 50 (cerca de R$ 250). Ainda nesta terça, o governo anunciou o recuo da taxação que impactaria a varejista chinesa.
Antes de se consolidar com um escritório no Brasil, a Shein já havia promovido projetos de lojas físicas pop-up (temporárias) no Shopping Vila Olímpia entre 12 e 16 de novembro de 2022. A abertura, aguardada pelos clientes, gerou tumulto. Vídeos e relatos compartilhados nas redes sociais mostraram clientes brigando por lugar nas filas.
O movimento da megavarejista digital mostra o interesse em não perder espaço no Brasil, garantindo as crescentes exportações da indústria de manufaturados na China – que retomou a atividade econômica após o relaxamento das restrições da covid. Acreditar que a empresa exista só como uma plataforma, sem considerar seu papel contribuinte na busca pela hegemonia comercial chinesa é desconsiderar as estratégias de uma economia de planejamento centralizado e forte intervencionismo.
“Ter um endereço para chamar de nosso é algo muito simbólico para uma marca global que vem trabalhando ativamente para consolidar sua operação localmente. Estabelecer um escritório que possa abrigar nosso time é mais um passo dentro da nossa estratégia que busca fortalecer e cada vez mais ampliar nossa atuação no país”, afirmou o general manager da Shein no Brasil, Felipe Feistler.
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