A parceria ampliará a rede de fornecedores e serviços da empresa no país vizinho
A Embraer anunciou, nesta quinta-feira (11), que fechou dois acordos com a Empresa Nacional Aeronáutica do Chile (Enaer), para fabricação de peças de aeronaves e prestação de serviços de manutenção dos aviões militares, como o A-29 Super Tucano e o C-390 Millennium, além de jatos comerciais.
O acordo de cooperação é resultado de um entendimento entre a Embraer, a Enaer e a Força Aérea do Chile (FACh), que tem uma frota de A-29 Super Tucano em operação no país e quer ampliar o número de aeronaves.
A empresa chilena iniciará a fabricação de peças e será designada como centro de manutenção para as 22 unidades do A-29 Super Tucano da FACh..
Para Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, esse contrato impulsionará investimentos recíprocos na indústria aeroespacial tanto do Brasil como do Chile. “Nosso objetivo é aprofundar ainda mais a nossa relação e ampliar tanto a cooperação quanto investimentos mútuos. Isso contempla não somente o A-29 Super Tucano, mas também outros programas, como C-390 Millennium”, afirma.
Histórico
Com esse acordo, Embraer e Enaer querem retomar o histórico bem-sucedido de cooperação, iniciado na década de 1990. Ao longo das décadas de 1990 e 2000, a empresa chilena foi uma relevante fornecedora de Estruturas para a família dos jatos regionais ERJ-135/140/145, vencedora de vários prêmios de melhores fornecedores da cadeia global de suprimentos da Embraer.
O que MR publicou
- Lucro ajustado da Embraer chega a R$ 350,6 mi no 4° tri
- Anac avalia certificação do EVE, o elétrico de decolagem vertical da Embraer
- Eve e Embraer fabricarão eVTOL em Taubaté (SP)
- Embraer vende jato E195-E2 para Azorra e Avolon
- Embraer promete 100 aviões comerciais por ano
- Embraer fecha contrato de US$ 5 bi com NetJets
- Embraer produzirá Super Tucano em Portugal