Parceria, inclusive, avalia a possibilidade de montar a nova versão da aeronave em território americano
A brasileira Embraer firmou uma parceria com a provedora americana de serviços de defesa L3Harris para expandir as capacidades de reabastecimento em voo (revo) do cargueiro militar KC-390 Millennium – versão do C-390. O objetivo é atender os requisitos da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), abrindo um novo mercado que incluiria também países que seguem os mesmos padrões, como Reino Unido, Japão, Israel, Coreia do Sul, Noruega e Canadá. A companhia informou nesta segunda-feira (19) que as modificações incluem a integração de um novo sistema de lança e receptáculo (flying boom) – que complementará o sistema sonda e cesto (probe-and-drogue) já existente. Mais simples e barato, porém lento, o sistema sonda e cesto é empregado pela maioria das forças que adotam o reabastecimento em voo.
Além disso, também deve haver modificações no KC-390, que ganhará capacidade de receber combustível em voo por lança e receptáculo, novos sistemas eletrônicos e condições adicionais de pouso e decolagem em pistas curtas e precárias. A companhia afirmou também que as diretrizes usadas pela USAF são “um mapa de referência” para o sucesso as novas tecnologias.
Super Tucano
“O KC-390 Millennium é veloz, versátil e pode ser rapidamente reconfigurado para executar uma série de missões com alto índice de confiabilidade. Ao combinar a experiência da L3Harris em integrar sistemas de missão com o KC-390 Millennium, ambas as empresas estão preparadas para fornecer a próxima geração de aeronaves de reabastecimento ao Departamento de Defesa dos EUA”, pontuou a Embraer em comunicado nesta segunda-feira (19).
A parceria avalia a possibilidade de montar uma versão do KC-390 Millenium em território americano, como já ocorre com outros modelos, como o militar Super Tucano, além da montagem final dos jatinhos Phenom 100 e Phenom 300.
O que MONEY REPORT publicou