Upgrade para BBB- é resultado do fortalecimento da rentabilidade da empresa, além de melhorias nos perfis de produção e entregas
A fabricante de aeronaves Embraer anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que a agência de classificação de risco Fitch elevou o seu rating, o equivalente a uma nota de crédito, de BB+ para BBB-. Este é o segundo rating de grau de investimento conquistado pela companhia neste ano, após a elevação feita pela S&P em fevereiro.
O upgrade é resultado do fortalecimento da rentabilidade da empresa, além de melhorias nos perfis de produção e entregas, segundo a Fitch, que acrescentou que a combinação dessas melhorias com a redução da dívida bruta contribui para que os indicadores de crédito da Embraer se aproximem de níveis mais compatíveis com a nova classificação BBB-.
A nova avaliação também considera a posição competitiva da empresa nos mercados de jatos comerciais e executivos, a carteira de pedidos de US$ 21,1 bilhões (R$ 116,7 bilhões) e a diversificação dos produtos, incluindo programas de defesa e o desempenho do segmento de serviços e suporte. “Este reconhecimento da Fitch é uma demonstração clara do sucesso da nossa estratégia e anos de trabalho árduo”, afirmou Antonio Carlos Garcia, CFO da Embraer.
Confira os principais fatores para elevação do rating da Embraer:
- Forte posição de mercado;
- Melhoria da carteira de pedidos;
- Diversificação crescente;
- Recuperação da margem ebit;
- Riscos gerenciáveis na Eve;
- Eve limita a expansão do fluxo de caixa livre;
- Alavancagem em queda;
- Risco modesto no Brasil.