Insuficiência prejudicou a indústria automobilística, que se torna cada vez mais dependente de semicondutores
A Volvo Cars interromperá temporariamente a produção em sua fábrica de Gotemburgo, na Suécia, a partir da próxima segunda-feira devido à escassez de semicondutores, disse a empresa ao jornal Goteborgs-Posten nesta terça-feira (25). A produção será interrompida por pelo menos uma semana, informou o jornal.
“Haverá uma pausa temporária na produção”, disse Merhawit Habte, porta-voz da Volvo Cars à GP, acrescentando que a fábrica ficará fechada por uma semana. “É o problema contínuo com a escassez de semicondutores.”
A Volvo disse no mês passado que a demanda permaneceu boa, mas a escassez de componentes, bem como cortes de energia e surtos de covid-19 na China interromperam a produção.
A empresa, adquirida pela montadora chinesa Geely em 2010, tinha aproximadamente 41 mil funcionários em tempo integral em dezembro de 2021. Suas plantas de produção estão localizadas em Gotemburgo e Ghent na Bélgica, Carolina do Sul nos Estados Unidos e Chengdu, Daqing e Taizhou na China .
Crise dos componentes
Os automóveis cada vez mais dependem de semicondutores. A participação já está em 40%, o dobro do que era há duas décadas, segundo a consultoria Deloitte. Contudo, nos primeiros meses da pandemia, as fábricas foram fechadas para evitar contaminações, o que levou as montadoras a suspender encomendas.
Além disso, o maior número de trabalhadores em home office e de crianças fora da escola levou a um boom nas vendas de eletroeletrônicos como computadores, celulares, laptops, câmeras e fones de ouvido e redirecionou a produção.
Isso prejudicou a indústria automobilística, que se tornou cada vez mais dependente de semicondutores para controlar tudo, desde o sistema de freios até recursos de alta tecnologia, como displays interativos.
A produção dos componentes que abastecem indústrias do mundo se concentra na China, na Coreia do Sul e em Taiwan.
O que MONEY REPORT publicou
- EUA restringe produção de chips na China
- Stellantis e Renault interrompem produções por falta de semicondutores
- Escassez de semicondutores persistirá até 2023
- Mercedes dá férias coletivas por falta de chips
- Escassez de chips reduz produção da Toyota
- Recessão força redução da produção de chips
- Tensão com China pode parar maior fabricante de chips do mundo
- UE vai ampliar sua indústria de chips para evitar dependência da China e EUA
- Lockdown atinge alguns dos maiores fabricantes de chips do mundo