Crédito como alternativa de apoio à expansão é opção distante para esse público, apenas 8% consideram essa opção
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado neste domingo (19) a Serasa Experian divulga a pesquisa “Empreendedoras Brasileiras PME” que mostra como as mulheres têm encarado os desafios e as oportunidades em seus empreendimentos.
A segunda edição do levantamento foi realizada de forma quantitativa, via painel de respondentes e contou com 534 participantes de todas as regiões do país.
55,6% das entrevistadas afirmam que querem ampliar seus negócios, mesmo que seja com cautela. 28,3% desejam encontrar o equilíbrio entre empresa e vida pessoal enquanto 11,8% pretendem pagar as contas e sair do vermelho.
Entre as empreendedoras que querem crescer, 43,4% pretendem vender mais para o mesmo público e 42,1% visam atingir públicos diferentes para atingir essas metas. Apenas 8% das respondentes veem crédito ou financiamento como uma opção para viabilizar seus planos. Há um ano, o percentual era de 15%.
“Quando estamos falando de negócios, o crédito é uma importante ferramenta de apoio. Ele permite, muitas vezes, o investimento em insumos ou aquisições que não poderiam ser realizadas à vista”, diz o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
“No entanto, é preciso que a empreendedora esteja atenta ao seu planejamento, para a escolha da melhor linha e negociação, evitando assim a inadimplência e obtendo um retorno sobre esse investimento”, conclui.
Falta de crédito
Entre as preocupações desse público na busca por crédito em instituições financeiras, a maior delas segue sendo a taxa de juros, com 51,6%.
Em seguida, com 16,5%, está a situação do CNPJ/CPF e se ele, de fato, terá acesso ao crédito. Nesse sentido, 59% das empreendedoras afirmaram que acompanham a situação de seu CNPJ, sendo 44% de maneira frequente e 15% quando sabem que irão precisar de crédito.
_________________________________________
Por Isabela Rovaroto
Publicado originalmente em: https://encurtador.com.br/cDZ24
O que MONEY REPORT publicou
- EQL oferece proteção financeira, física e emocional à mulheres agredidas
- Laura Oliveira conta que antes de erguer usinas empreendeu para a caridade
- “Todo mundo tem uma história na Kopenhagen”, lembra Renata Moraes Vichi
- Para Mansano, pessimismo climático deve dar lugar à adaptação
- A alma tripla da Index vai do industrial ao life style
- Celina Okamoto uniu experiências no corporativo e no luxo para expandir a APTK
- Sexualidade feminina rende US$ 70 bilhões por ano
- A diversidade avança devagar nas empresas, alerta Deborah Vieitas
- Novos serviços melhoraram a jornada dos pacientes, conta CEO do Fleury
- Com segurança jurídica, os investimentos virão, diz CEO do Travelex Bank
- Políticas ambientais darão um salto, afirma Andriotti, da Ambipar Environment
- Empreendedoras debaterão a ascensão feminina no WE Forum
- Desigualdades corporativas levam mulheres ao empreendedorismo
- Líderes femininas relatam os desafios profissionais de suas gerações