Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Exame: Altman vai liderar equipe de IA da Microsoft após perder liderança na OpenAI

Ele deve assumir um grupo de pesquisa dias após ser dispensado do cargo em um rearranjo incomum

Demitido do cargo de CEO da OpenAI na última sexta-feira (17), Sam Altman assumirá a liderança de Inteligência Artificial na Microsoft. Segundo a agência Reuters, ele deve assumir uma equipe de pesquisa sobre o tema. O anúncio foi feito pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, nesta segunda-feira, 20.

“Sam Altman e Greg Brockman, ao lado de outros colegas, se unirão a Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisas avançadas de IA”, afirmou Nadella em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). “A missão continua”, escreveu Altman, que ganhou fama após o lançamento do chatbot ChatGPT.

A decisão do conselho de administração da OpenAI de demitir Altman provocou outras saídas no alto escalão da empresa, assim como uma suposta pressão de investidores para que o ex-CEO retorne ao comando do grupo.

Na OpenAI, Emmett Shear, cofundador da Twitch, é quem deve assumir o cargo que era de Altman. Até então, Mira Murati, atual diretora de tecnologia da empresa (CTO), era quem tinha assumido o posto de CEO interina com efeito imediato.

Entenda a queda

A saída de Altman da OpenAI, empresa dona do ChatGPT, é resultado de mudanças significativas em sua liderança. Greg Brockman, presidente do conselho, também deixará seu posto, mantendo-se ativo na empresa sob a liderança da nova CEO. O cargo de Altman será ocupado interinamente por Mira Murati, atual diretora de tecnologia da empresa (CTO). Com cinco anos de atuação na equipe de liderança da OpenAI, Mira foi peça-chave na evolução da empresa e na formatação das IAs ChatGPT e Dall-E como produtos funcionais e rentáveis.

Segundo nota pública da empresa, a decisão de substituir Altman veio após um processo de revisão cuidadoso pelo conselho, que concluiu haver falhas na comunicação do CEO com o board, comprometendo a capacidade deste de exercer suas responsabilidades.

O conselho da OpenAI é formado por figuras notáveis, incluindo Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, Adam D’Angelo, CEO da Quora, a empreendedora tecnológica Tasha McCauley e Helen Toner, do Georgetown Center for Security and Emerging Technology.

Mudança inesperada

A remoção de Altman ocorre inesperadamente, para dizer o mínimo. A empresa organizou na semana passada sua primeira conferência de desenvolvedores, da qual Altman foi o apresentador e porta-voz dos planos de tornar o ChatGPT em um equivalente da App Store para a IA.

Sua saída lembra a de Steve Jobs, que em maio de 1985 também deixou a Apple após desentendimentos com o conselho da empresa que fundou.

A história de Altman é intrínseca à da OpenAI. Depois de cofundar a empresa, ele inicialmente atuou como copresidente da OpenAI ao lado de Elon Musk — Musk saiu em 2018 para evitar conflito de interesses com Tesla e também por perder a disputa pela presidencia da companhia.

Não está claro quais erros Altman pode ter cometido até o momento, mas evidentemente está relacionado com o seu desempenho com a incomum estrutura de governança corporativa da OpenAI.

A empresa é controlada pela organização sem fins lucrativos chamada também de OpenAI e, embora a subsidiária com fins lucrativos tenha permissão para comercializar sua tecnologia, está sujeita à missão nobre de obter a inteligência artificial geral (AGI), ou uma IA que possa – como a OpenAI a define – “superar os humanos no máximo em trabalhos economicamente valiosos” .

Com isso, o conselho da organização sem fins lucrativos da OpenAI tem o poder de determinar quando a empresa alcançou essa AGI e excluir a poderosa tecnologia dos produtos ofertados ao parceiros comerciais, inclusive da Microsoft, um dos maiores investidores da empresa.

___________________________________

Publicado originalmente em: https://encurtador.com.br/enQ69

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.