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 Exame: Como cabeleireira carioca criou o “Airbnb da beleza”

Alexandra Romana desenvolveu uma plataforma que conecta cadeiras ociosas em salões de beleza com profissionais que precisam de um espaço para atender seus clientes

Foram duas as dificuldades que a cabeleireira carioca Alexandra Romana, de 53 anos, viveu na pele e viu colegas enfrentarem, que a inspiraram a criar o Cadeira.Com – serviço que vem ganhando fama como o “Airbnb da beleza”. Moradora de Jabour, bairro periférico na zona oeste do Rio de Janeiro, Alexandra gastava pelo menos três horas no trânsito para ir e voltar ao salão onde trabalhava, em Copacabana, na zona sul. Ela sonhava em inaugurar o próprio espaço, mas desistia da ideia ao ver colegas abrindo salões que fechavam pouco tempo depois. “Eram vários os problemas que os faziam voltar a querer ter carteira assinada: falta de experiência em gestão de negócios, os altos custos de manter um salão… A conta entre faturamento e gastos parece que nunca fecha”, reflete.

De um sonho pessoal a uma plataforma digital

No salão onde Alexandra era colorista, por ser um serviço mais elaborado e demorado, a proprietária a liberava aos sábados, preferindo que atendesse durante a semana. Para aproveitar esse dia ocioso e faturar um extra, ela alugou uma sala onde atendia clientes com hora marcada. Pouco depois, uma amiga pediu para trabalhar no espaço nos demais dias da semana. Esse foi o embrião do Cadeira.Com. “A ideia de sublocar aquela cadeira que eu tinha ociosa começou a fazer sentido. Pensei em criar uma plataforma que conectasse cadeiras de salões vazias a cabeleireiros que pudessem usá-las para atender seus próprios clientes”, conta Alexandra

Lançado em 2020, o site permite que proprietários de salões inscrevam seus espaços e cadeiras ociosas. Os profissionais de beleza se cadastram indicando suas necessidades de data, horário e região para atender os clientes. “Eu faço a pesquisa e vejo quem pode dar o match”, explica. Os preços variam entre R$ 60 e R$ 290, e a plataforma retém 10% do valor pago pelo profissional.

Até então, Alexandra nunca havia se imaginado como empreendedora, especialmente pelas experiências negativas que testemunhou. Mas procurar o Sebrae mudou essa percepção. Ela destaca como decisivo o Empretec, um seminário intensivo criado pela ONU e promovido pelo Sebrae no Brasil. “Abriu horizontes para mim e ainda me deu visibilidade”, diz.

Atualmente, o Cadeira.Com conta com 200 profissionais de beleza cadastrados e cinco estabelecimentos parceiros. Alexandra enfrenta o desafio de convencer proprietários de salões a aderirem à plataforma. “Aquela cadeira vazia que ele tem pode ser precificada. Quero que os gestores vejam o Cadeira.Com como um aliado nos negócios”, afirma.

O próximo objetivo de Alexandra é expandir a plataforma para outros estados brasileiros e desenvolver um aplicativo que utilize inteligência artificial para otimizar o serviço. “Sinto que em breve chegaremos lá!”, conclui a empreendedora.


Por Redação

Publicação original: bit.ly/4eCCUZF

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