Nova ferramenta da OpenAI impressiona com criação de filmes de até um minuto. Confira alguns
Nesta quinta-feira (15), a OpenAI anunciou o Sora, seu mais novo modelo de inteligência artificial. A IA consegue rapidamente criar vídeos impressionantes a partir de comandos de texto — e, dado o realismo das imagens, deve impactar o mercado publicitário e o de cinema mais cedo do que imaginávamos.
O diferencial do Sora está em sua capacidade de produzir clipes mais longos e em seu realismo visual. “O Sora pode criar vídeos de até 60 segundos com cenas altamente detalhadas, movimentos de câmera complexos e vários personagens com emoções vibrantes”, disse a empresa em nota.
Grupos de artistas visuais e especialistas de segurança estão testando o Sora antes do produto ser disponibilizado para o mercado. A ideia é descobrir possíveis riscos e aplicar medidas de segurança.
Como funciona?
Segundo a OpenAI, empresa dona do ChatGPT, o modelo de IA Sora é capaz de criar vídeos do zero a partir de comandos de texto; criar continuações de vídeos já existentes e gerar um vídeo a partir de uma imagem estática.
Para fazer isso, o Sora usa a técnica de recaptação do DALL-E 3, que gera legendas altamente descritivas para os dados de treinamento visual e, a partir daí, vai formando a imagem. “Como resultado, o modelo [Sora] é capaz de seguir com mais fidelidade as instruções de texto do usuário no vídeo gerado”, disse a empresa.
Vídeos pelo Sora
O CEO da OpenAI, Sam Altman, foi ao X (antigo Twitter) pedir para que os seguidores escrevessem qualquer comando para o Sora. “Não tenham medo de ser específicos”, disse. Os resultados, publicados também pela OpenAI e outras contas que já tiveram acesso à ferramenta, foram diversos vídeos impressionantes:
“Uma sessão instrutiva de culinária para nhoque caseiro, apresentada por uma avó influenciadora de mídia social, ambientada em uma cozinha rústica da Toscana com iluminação cinematográfica”, escreveu um usuário.
__________________________________________________
Por Laura Pancini
Publicado originalmente em: https://encurtador.com.br/dnwyP
O que MR publicou
- Inteligência artificial traz Elvis Presley de volta
- Inteligência artificial e criatividade: tem jogo?
- IA ainda é cara demais para a maioria das empresas
- Sam Altman, da OpenAI, é eleito CEO do ano pela Time
- E agora, OpenAI? Equipe ameaça sair se Altman não voltar
- Altman vai liderar equipe de IA da Microsoft após perder liderança na OpenAI
- ‘Inteligência artificial’ é a expressão de 2023 do dicionário Collins
- A Inteligência Artificial vai semear a burrice entre nós?
- IA só ajudará o jornalismo de escrivaninha