Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Exame: dez empreendedoras de sucesso para se inspirar

Conheça a história e os negócios de dez mulheres fundadoras de startups que estão moldando o cenário empreendedor brasileiro

A participação de mulheres no cenário empreendedor global tem crescido de maneira acelerada nos últimos anos. No Brasil, elas representam quase metade dos mais de 43 milhões de proprietários de pequenos negócios, segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Mas, ainda que tenham ganhado espaço no mercado de inovação e tecnologia, onde figuram boa parte das startups, o cenário ainda está longe de alcançar equidade de gênero.

De acordo com um relatório sobre o tema elaborado pelo hub Distrito em parceria com a Endeavor e a B2Mamy, apenas 4,7% das startups brasileiras são fundadas exclusivamente por mulheres. Diante de tantos desafios, incluindo o díficil acesso a capital, histórias de mulheres empreendedoras que despontam em suas áreas e alcançam o sucesso ao fundar startups de diferentes segmentos servem de inspiração e exemplo de resiliência e determinação.

10 mulheres empreendedoras para se inspirar neste 8 de março

Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude

Tatiana Pimenta, fundadora da Vittude

Tatiana Pimenta, fundadora da Vittude: ela começou na engenharia, mas empreendeu com psicologia após experiências próprias (Vittude/Divulgação)

Após mais de 10 anos de experiência no setor de construção, área da sua primeira formação, Tatiana migrou para a área de saúde mental, onde especializou-se em ciência da felicidade e psicologia positiva. Em parceria com Everton Höpner, ela fundou a Vittude, empresa que oferece soluções de saúde mental e cuidado psicológico para empresas. A startup, fundada em 2016, oferece diagnóstico, educação emocional e psicologia online para empresas interessadas em ampliar benefícios aos seus funcionários e apoiar a saúde mental.

Atualmente, a Vittude tem mais de 200 clientes, entre eles Grupo Boticário, Banco do Brasil, Olist, SAP, Telhanorte, Tumelero e L’Oreal. Juntas, essas empresas oferecem soluções de saúde mental para seus mais de 600.000 funcionários. Há 1 ano, a empresa recebeu um aporte de R$ 35 milhões liderado pela gestora de private equity Crescera Capital.

Nara Iachan, fundadora e CMO da Cuponeria

Nara Iachan, cofundadora da Cuponeria (Cuponeria/Divulgação)

Nara Iachan é fundadora e CMO da Cuponeria, plataforma de cupons de descontos que emite cerca de 1 milhão de cupons por mês. Iachan fundou o negócio em 2011, ao lado dos sócios Thiago Brandão e Lionardo Nogueira. Atualmente, a Cuponeria tem mais de 2.000 empresas parceiras que oferecem seus cupons e criam seus próprios clubes de benefícios a partir da plataforma proprietária da startup. Entre elas, Marisa, Shopee e Elo.

Lívia Brandini, CEO e fundadora da Kultua

Lívia Brandini, CEO e fundadora da Kultua (Kultua/Marcio Pilot/Divulgação)

A empreendedora Lívia Brandini é CEO e fundadora e CEO da Kultua, startup especializada em diagnósticos de cultura organizacional para outras empresas. Formada em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP), ela decidiu fundar a Kultua devido a sua paixão pelas áreas de transformação digital e cultural nas empresas. Em 2022, a Kultua concluiu uma rodada pré-seed no valor de R$ 750 mil.

Andrea Miranda, CEO e fundadora da STANDOUT 

Andrea Miranda, CEO da Standout (Luciano Alves/Divulgação)

A STANDOUT é martech dedicada a ajudar marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos e, assim, vender mais no e-commerce com a ajuda do marketing digital. A startup criou uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, e também a distribuição automática dessas campanhas na internet.

À frente do negócio está Andrea Miranda, uma cientista da computação com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. 

Alcione Pereira, fundadora e CEO da Connecting Food

Alcione Pereira, CEO e Fundadora da Connecting Food (Marcelo Camargo/Divulgação)

A engenheira de alimentos Alcione Pereira é CEO e fundadora Connecting Food –  foodtech que atua na gestão inteligente da cadeia alimetícia, auxiliando indústrias e grandes varejistas na doação deprodutos excedentes. O empreendimento foic criado por Pereira, uma mestre em Sustentabilidade que se dedica há mais de 20 anos ao estudo dos processos de distribuição de alimentos e redução do desperdício.

Fundada em 2016, a Connecting Food já distribuiu cerca de 8  mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 15 milhões de refeições. Atualmente, a foodtech atende 400 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em 129 cidades de 21 estados do país. Na lista de clientes estão empresas como Grupo Pão de Açúcar, iFood, Assaí Atacadista, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone.

Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

Denise Asnis, Cofundadora da Taqe (Taqe/Divulgação)

Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Ela é casada, tem dois filhos e soma mais de 30 anos de experiência na área de RH.

Asnis atuou em companhias que são referência nos temas de gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, BankBoston, Citibank e Banco Crefisul. A empreendedora traz essa experiência ao fundar a Taq, que se dedica a amplação de acesso ao conhecimnento e oportunidades de emprego a jovens de baixa renda.

Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma conecta candidatos a empresas com vagas em aberto. Em 2021, a plataforma alcançou 1,8 milhão de candidatos e intermediou 13.000 contratações. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.

Aline Goulart, sócia-diretora da Semente 

Alline Goulart, sócia-diretora da Semente (Dan Pellicciari/Divulgação)

Alline Goulart é sócia-diretora da Semente, consultoria focada em negócios de impacto, sejam eles de pequenou ou grande porte, além de entidades públicas. Na empresa, ela é responsável pelas iniciativas de empreendedorismo feminino, construindo soluções de apoio a empreendedoras e lideranças mulheres.

Em 2022, a Semente concluiu 58 projetos, responsáveis por impactar quase 3.000 empreendedores e empreendedoras. Ao todo, foram realizadas parcerias com grandes nomes como Mercur, Sebrae RS, Prefeitura de Porto Alegre e Coca-Cola FEMSA.

Cammila Yochabell, fundadora e CEO da Jobecam  

Cammila Yochabell, Jobecam (Jobecam/Divulgação)

Natural da cidade Mossoró, no Rio Grande do Norte, Cammila Yochabell fundou em 2016 a Jobecam, HRTech que desenvolveu uma plataforma digital para processs seletivos mais diversos. A missão da startup é usar a tecnologia para reduzir vieses inconscientes durante processos seletivos e entrevistas para a contratação de talentos.

De acordo com a empresa, a plataforma é capaz de ampliar em 70% a diversidade nas e contratações, além de otimizar todo o processo de recrutamento e seleção em mais de 80%.

Mariana Achutti, CEO e fundadora da SPUTNiK

Mariana Achutti, CEO da Sputnik (Babuska Fotografia/Divulgação)

Mariana Achutti é fundadora e CEO da SPUTNiK, uma das maiores escolas corporativas do Brasil. A empreendedora atuou durante anos como gestora da Perestroika, escola de atividades criativas, destacada como uma das nove empresas da nova economia brasileira.

Em 2014, ela criou a SPUTNiK, de educação corporativa e que busca fomentar o ensino das novas habilidades do mercado de trabalho. Desde então, já impactou mais de 81.000 pessoas e 382 empresas como Google, Facebook, Ambev e Grupo Boticário.

Jéssica Martins, CEO e fundadora da People Academy

Jessica Martins, Fundadora e CEO da People Academy (Kattiany Lima/Divulgação)

Psicóloga e influenciadora, Jéssica Martins desenvolve há anos conteúdos sobre gestão, liderança, processos e carreira em RH e outros temas relacionados à empresas de diferentes portes e segmentos. Ela também participou do RH Summit, principal evento de RH da América Latina, no qual foi líder, âncora e curadora durante cinco anos.

Atualmente, é CEO e fundadora da People Academy, edtech focada no desenvolvimento de profissionais de RH. A startup cria conteúdos voltados para pessoas em todas as etapas das carreiras em recursos humanos, de iniciantes a líderes.

____________________________

Por Maria Clara Dias

Publicado originalmente em: bit.ly/3kZHiw0

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.