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Exame: Starbucks premiará clientes com NFTs

Parceria com a Polygon, Odyssey será programa de fidelidade digital com tokens negociáveis na forma de prêmios, eventos viagem para fazenda de café

Uma das redes mais famosas de café, a Starbucks anunciou que adotará os tokens não fungíveis (NFTs) para seu programa de fidelidade. Em parceria com a Polygon, blockchain de segunda camada da Ethereum, serão oferecidos NFTs para clientes e funcionários, além de itens de edição limitada para venda em uma plataforma exclusiva.

O programa, que se chama Starbucks Odyssey e é uma extensão do Starbucks Rewards, será lançado ainda este ano nos Estados Unidos, de acordo com um comunicado. O Starbucks Rewards já existe e é um famoso programa de fidelidade da empresa, que agora investe cada vez mais na era digital.

“Essa experiência única de programa de fidelidade é alimentada pelas baixas taxas e altas velocidades de transação na rede Polygon”, elogiou a Starbucks em um comunicado, justificando a escolha da rede Polygon para a iniciativa.

“Odisséia da Starbucks” em português, o programa garantirá a clientes e funcionários norte-americanos a recompensa em “selos digitais” para que comprem, vendam e troquem na plataforma. Para ganhá-los, será necessário completar desafios e jogar jogos interativos.

Cada selo será um NFT distinto e a empresa ainda não mencionou uma possível expansão do programa para outros países. Para os interessados em comprar os NFTs de edição limitada do Starbucks, o processo poderá ser feito na plataforma, que também conta com um mercado secundário para que os donos de NFTs possam vendê-los como quiserem.

Além disso, cada “selo digital” poderá desbloquear experiências exclusivas e prêmios para os amantes de café. Ao acumular os selos em NFTs, clientes e funcionários podem subir de nível na plataforma e conquistar os benefícios, como aulas sobre bebidas, produtos, ingressos para eventos exclusivos e até uma viagem para a Costa Rica em uma fazenda de café da Starbucks.

“A implementação da tecnologia Web3 abrirá o caminho para a Starbucks se envolver com seus membros do programa de fidelidade Starbucks Rewards de maneiras novas e empolgantes, desbloqueando o acesso a experiências imersivas de café, desde produtos exclusivas e colaborações de artistas até convites para eventos exclusivos”, acrescentou a empresa em seu comunicado, desta segunda-feira, 12.

A empresa também divulgou que uma parte dos lucros das vendas de NFTs será revertida para causas ainda não reveladas. Sobre a escolha da rede blockchain para a realização do projeto, a Starbucks enfatizou o caráter ecológico da Polygon. Depois de ter sido amplamente criticada por suas iniciativas na Web3 por causa do grande consumo de energia de algumas redes, a Polygon teria sido a escolha perfeita pelo método utilizado para validar suas transações, chamado de “prova de participação”.

Dessa forma, os validadores da rede são selecionados a partir da quantidade de criptomoedas que possuem com movimentação bloqueada, um processo chamado de staking. O método prevê a economia de até 99% de energia elétrica.

“Construir o Starbucks Odyssey usando tecnologia alinhada com nossas aspirações e compromissos de sustentabilidade é uma prioridade. Adotamos uma abordagem muito cuidadosa e completa ao avaliar qual blockchain utilizar e a rede rápida, de baixo custo e neutra em carbono da Polygon é a base perfeita para nossa primeira comunidade digital”, disse Ryan Butz, vice-presidente de fidelidade, estratégia e marketing da Starbucks.

A Polygon é uma rede de segunda camada da Ethereum que permite transações mais rápidas, baratas e com maior eficiência, o que faz com que ela seja a escolhida de muitos projetos de NFTs atualmente, como Coca-Cola, Reddit e Disney.

Em breve, a própria Ethereum passará por uma mudança que adotará a prova de participação, em uma atualização chamada de “The Merge, prevista para ser concluída entre 13 e 15 de setembro.

“A Polygon é uma escolha natural para a Starbucks, pois ambas as empresas dão grande importância à diversidade, acessibilidade e sustentabilidade. Como fornecedor líder de infraestrutura que permite que pessoas e tecnologia colaborem e troquem valor global e livremente, a Polygon oferece a plataforma de lançamento ideal para a entrada da Starbucks na Web3”, afirmou Sandeep Nailwal, criador da Polygon.

A Web3, conhecida como a nova fase da internet, envolve a tecnologia blockchain, NFTs e criptomoedas em uma versão descentralizada da web.

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Por Mariana Maria Silva

Publiado originalmente em: cutt.ly/yCZgutZ

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