Startup pesquisou mercado local. Aporte será aplicado no desenvolvimento de novas tecnologias
Plataforma de processos de RH e DP para pequenas e médias empresas, a Factorial é o mais novo unicórnio europeu com escritório no Brasil. Por meio da captação de Série C de US$ 120 milhões, a startup de origem espanhola virou unicórnio – as que atingem avaliação de US$ 1 bilhão ou mais. O financiamento foi liderado pelo grupo Atomico, cujo sócio Luca Eisenstecken se juntou ao conselho da empresa como parte do investimento. Além da participação da gigante GIC e todos os investidores anteriores: Tiger Global, CRV, K-Fund e Creandum.
Levantamento feito pela Factorial mostra que, no Brasil, 67,5% das empresas preferem digitalizar os processos de controle de jornada de trabalho, enquanto 75%, os pagamentos de seus colaboradores. A plataforma considera que o mercado nacional é aberto às inovações tecnológicas para facilitar o dia a dia das empresas. Contudo, 30% ainda fazem o trabalho de modo quase manual, aumentando o tempo gasto e deixando o serviço mais caro.
“O RH passou por uma mudança significativa em todas as esferas – desde o foco no controle da força de trabalho até a função principal de capacitar e desafiar seus funcionários. Chegar aos objetivos e obter os resultados esperados, depende de um fator-chave para as PMEs: a cultura centrada nas pessoas que é tão buscada atualmente”, afirmou o CEO da nova unicórnio, Jordi Romero (ao centro, na imagem, entre Pau Ramon e Bernat Farrero).
A base de clientes da Factorial cresceu de 70 para 7 mil desde 2019, abrangendo nove mercados ao redor do mundo e fazendo da unicórnio a empresa que mais cresceu no setor de RH e DP. A plataforma utilizará o financiamento para ampliar as operações nos mercados existentes no Brasil, EUA, México, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, Portugal e França, incluindo a abertura de um escritório em Miami, com a ajuda do diretor de vendas e porta-voz, Renan Conde.