Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Faturamento da indústria de alimentos cresceu 13% em 2020

O faturamento da indústria de alimentos atingiu R$ 789,2 bilhões em 2020, somadas as exportações e as vendas no mercado interno. O resultado é 12,8% superior ao registrado em 2019. O montante representa cerca de 10,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

O volume de produção cresceu 1,8% em relação a 2019. O resultado, segundo a entidade, foi puxado pelo aumento de 16,2% das vendas ao varejo e de 11,4% ao mercado externo. As categorias que mais se destacaram foram açúcares (58,6%), óleos vegetais (21,2%) e carnes (13%). As maiores quedas ficaram com bebidas (-8,3%) e derivados de trigo (-1,9%).

“Atuando com agilidade e adotando com rigor todos os protocolos de segurança, o setor conseguiu aumentar sua produção e não deixou faltar comida na mesa dos brasileiros”, destacou o presidente executivo da ABIA, João Dornellas.

Exportações

A indústria de alimentos aumentou, em 2020, 11,4% as exportações em comparação com o ano anterior, totalizando US$ 38,2 bilhões em vendas. O resultado representa uma participação de 25% nas vendas do setor. Em 2019, essa proporção foi de 19,2%.

Segundo a ABIA, os bons resultados nas exportações podem ser explicados pela acentuada desvalorização do câmbio brasileiro e a forte demanda por importações de alimentos pela Ásia, com destaque para a China. 

Empregos 

De acordo com a entidade, em 2020 a indústria de alimentação criou 20 mil novas vagas diretas, aumento de 1,2% em relação a 2019. O setor permanece como o que mais gera empregos na indústria de transformação, com 1,68 milhão de vagas diretas.

(Agência Brasil)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.