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FTD lança programa para impulsionar edtechs

Órbita 2 quer fomentar soluções inovadoras na área e promete investimentos superiores a R$ 10 milhões

Empresa de solução educacional, a FTD Educação anunciou a segunda edição do programa Órbita, que tem como objetivo estabelecer parcerias com startups que desenvolvem tecnologias avançadas para a área educacional. O programa, que busca soluções em inteligência artificial, gamificação, aprendizado adaptativo e inteligência de dados, está com inscrições abertas até 15 de setembro.

Parte das ações estratégicas do Grupo Marista — que também abrange a educação básica, superior e saúde —, a iniciativa receberá investimentos significativos através de uma nova empresa de participações do grupo, prevista para ser lançada ainda este ano. Essa empresa será responsável pela gestão do fundo de corporate venture capital (CVC), voltado para impulsionar a inovação aberta e promover a aproximação entre corporações e startups.

“O Órbita 2 é um dos maiores programas de geração de negócios e parcerias na área da educação no país”, afirmou Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação.

Com foco em expandir as soluções educacionais disponíveis para gestores, professores e estudantes, o programa busca tecnologias em áreas como gestão escolar, processos de aprendizagem, gamificação do ensino, IA, ensino adaptativo, plataformas para ensino de idiomas, entre outros. As startups interessadas podem se inscrever pelo site orbita.ftd.com.br, onde passarão por um processo de seleção rigoroso que inclui a apresentação de pitchs e uma fase de imersão entre outubro e dezembro.

A Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, também faz parte do Grupo Marista e atuará como parceira no programa, contribuindo com sua expertise na seleção e validação das startups.

O Órbita 2 pretende superar os resultados da primeira edição, realizada em 2022, que contou com a inscrição de mais de 150 startups. Naquele ano, duas edtechs receberam investimentos de R$ 7,7 milhões. Entre os destaques, está a aquisição da Pontue, plataforma que combina inteligência artificial e correção humana para avaliações de redação, e o investimento no SuperApp Diário Escola, voltado para a gestão e comunicação escolar. Juntas, essas soluções impactaram mais de 100 mil estudantes.

Com a expansão para o mercado internacional, o Órbita 2 busca identificar e integrar as melhores soluções educacionais, independentemente de sua origem geográfica. Gabriela Saraiva, gerente de inovação aberta e novos negócios da FTD Educação, ressalta que o foco do programa será em inovações que permitam à FTD explorar novos mercados e modelos de negócio.

“Estamos ampliando a atuação e a conexão da FTD no ecossistema de inovação aberta. Nessa edição, o programa não estará restrito apenas às startups brasileiras. Nossa intenção é buscar as melhores soluções educacionais, independentemente de onde estejam. Além disso, a estratégia do primeiro programa foi de trazer inovações incrementais. No Órbita 2, estamos mirando em soluções que permitam à FTD inovar em novos mercados e em novos modelos de negócio”, explica Saraiva.

O programa contará com a participação de diversos stakeholders da educação, incluindo representantes de colégios parceiros, centros de tecnologia de ensino e diretores de editoras internacionais, reforçando seu papel como catalisador de inovações no setor educacional.

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