A Gerdau anunciou nesta quinta-feira (20) o investimento de R$ 200 milhões para a modernização da Riograndense, sua usina de aço em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). As atividades na aciaria da unidade serão interrompidas em fevereiro, com retorno previsto para o início de 2023. O atendimento ao mercado permanecerá inalterado, uma vez que as operações de laminação serão abastecidas por semiacabados vindos de outras plantas da Gerdau.
A usina tem capacidade anual para 450 mil toneladas de aço bruto e 495 mil toneladas de acabados, incluindo vergalhões, fios-máquinas, barras, trefilados e pregos, informou a empresa em comunicado. Os recursos serão usados para a modernização das instalações, como tecnologias de digitalização e atualização do sistema de filtragem de partículas.
“Os investimentos na Riograndense confirmam a importância do Rio Grande do Sul para os negócios da companhia e renovam os nossos laços com o estado. Estamos focados na sustentabilidade da unidade no longo prazo, preparando-a para seguir atendendo à demanda futura por aço dos nossos clientes em todo o Brasil”, afirma Marcos Faraco, vice-presidente.