Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Gigante chinesa se prepara para concorrer com o iFood no Brasil

Meituan deve iniciar operações no país até 2026

O domínio do iFood no mercado brasileiro de delivery, com mais de 80% de participação, pode estar com os dias contados. Segundo apuração do portal NeoFeed, a gigante chinesa Meituan, considerada a maior empresa de delivery do mundo, prepara sua entrada no Brasil.

A movimentação vem sendo planejada há anos, com executivos da empresa mantendo conversas com empresários locais, avaliando a estrutura logística brasileira e realizando registros de marca — a Meituan, inclusive, tem sua marca registrada no país desde 2020. A expectativa é de que a operação se inicie no fim de 2025 ou início de 2026.

A chegada da Meituan promete intensificar a concorrência com o iFood, que atualmente integra a holandesa Prosus, quarta maior companhia global do setor após a recente aquisição da Just Eat por US$ 4,51 bilhões. Curiosamente, a Prosus também detém uma participação de cerca de 4% na própria Meituan — o que tornaria o iFood, de forma indireta, um pequeno acionista da nova concorrente.

Apesar disso, o CEO do iFood, Diego Barreto, vê o movimento com naturalidade. Em declaração ao NeoFeed, afirmou que “esse é um sinal de que existe competição e tem sempre gente entrando no Brasil”.

A Meituan teve receita de US$ 46 bilhões em 2024 e realizou aproximadamente 30 bilhões de entregas no ano, além de contar com um valor de mercado superior a US$ 130 bilhões. A empresa atua como um “super app”, oferecendo desde delivery de refeições até reservas de hotéis, venda de ingressos e serviços de mobilidade.

Fundada em 2010 por Wang Xing, a Meituan surgiu a partir de um modelo inspirado no Groupon. A empresa cresceu rapidamente, fundiu-se com a Dianping em 2015 e abriu capital na bolsa de Hong Kong em 2018. Atualmente, atende mais de 200 milhões de usuários, majoritariamente na Ásia, e agora aposta na expansão internacional — com o Brasil como um dos alvos principais na América Latina.

Compartilhe

Comentários

Respostas de 81

  1. O Ifood disse pra procurar outra , então que venha a china, vai quebrar o Ifood ou vai ter que se adaptar ao mercado livre. Bem feito concorrência é sempre bom

    1. ILUSÃO IDIOTA ,LALAMOVE ,SHOPPPE SÃO CHINESAS E NÃO MUDOU EM NADA O MERCADO CONTRA O IFOOD.MAS SERÁ BOM PRO TRABALHADOR QUE TERÁ MAIS OPÇÕES PRA SAIR DA MALDITA CLT🤡🤡🤡🔪🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🙌🏿🙌🏿🙌🏿🙌🏿🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑

      1. Lalamove não é APP focado em comida, shoppe nao e concorrência do ifood, sendo assim se a maior empresa do mundo em entregas de comida chega aqui ela tem condições plenas de competir com o ifood sem ter que esforçar muito

      2. A 99 também é chinesa e quebrou a uber isso é bom pro governo as pessoas trabalhar sem registro e sem garantia nenhuma um governo que não vale nada nem pra dar um serviço digno pro seu povo

      3. Óbvio que essas empresas não mudariam nada nem seriam concorrentes pro Ifood , nenhuma das duas é focada em delivery de comida, lalamove é fretes no geral e a shopee é um marketplace

    2. E você acha que essa empresa vai trabalhar de graça! E na própria matéria já diz, uma empresa minoritária de propriedade da Ifood, tem particular nessa Meituan.

      1. Entregador nem é o ator principal. A maioria dos estabelecimentos tem entregadores proprios, nem lembro a ultima vez que recebi uma entrega de algum parceiro iFood.

    1. Kodak era líder mundial em fotografia na era das câmeras com filme revelavel….
      Vc vê câmeras Kodak hj?
      Quem não se adapta… Sucumbe.

    2. E só aparecer uma outra que cobra menos dos estabelecentos e paga mais para os entregadores. Aí tu vai ver o ifood fazendo lob para almentar importo e falar que a concorrências é desleal. Pagar para um deputados aprovar um projeto que proíba isso e tal.

  2. Aí acredito que possa melhorar para classe trabalhadora que promove as entregas final.ate o cliente que o ifood não valoriza só vem

    1. Ou piorar né.. viu lá? Receita de 46 bilhões com 30 bilhões de entregas… Ou seja, ganhou mais com menos entregas.. entendi q eles faturou muito e o entregador não.. mas pro asiático, as coisas são mais baratas do que prós brasileiros..

      1. É, mas essas receitas não é só entregas, tá escrito na matéria, essa empresa da china trabalha tbm com reservas de hotel, venda de ingressos e serviços de mobilidade (deve ser tipo um Uber da china). Então esse faturamento não é só entrega.

  3. Aumento para os motoboys e os entregadores de baike que é bom nada né ?
    As empresas faturam bilhões e quantos os trabalhadores se matam de trabalhar com entregas fora da realidades, lamentável isso !!

    1. Concordo-Greve de segunda e terça fala sério greve tem que ser feito n sexta sábado onde o bico das entregas é mais alto aí sim vai impactar

  4. Mais um motivo para nós entregadores se mobilizar, pois além dos aplicativos dar uma boca da nós restaurantes, de uns anos para cá, o App descobriu uma forma de dar uma boca da maior nos entregadores, apartir da entrega dupla, a entrega dupla é só vantagem para os grandes, tira do entregador, que utiliza toda sua logística, não repassa, desconto nenhum para o cliente que compra, App só ganha, entrega dupla, elimina alta demanda, elimina, deslocamento, aonde vc entregou a dupla, ou tripla, é o pior a dupla, ou adicional, prejudica o primeiro cliente, que está aguardando a entrega, pois o App, agrupa no tempo dele, está na hora dos entregadores acordar, pois é nosso patrimônio servindo mult milionários, não podemos entrar nesta escravidão virtual.

  5. Engraçado que a grande maioria fala somente dos entregadores, ninguém olha para os restaurantes que tbem dão fundamentais para que os entregadores trabalhem, sem os restaurantes não haveria entregas, não é mesmo?? Os restaurantes pagam 30% de taxas ao Ifood. Isso é normal, motoboys estão preocupados é com umbigo deles.

    1. 33% mais 1.45!% se o nosso cliente pagar no cartão
      Sou lojista tenho entrega do ifood e própria pago todo valor cobrado ao motoboy acho um abuso lojistas que tiram lucro nas costas de motoboy

      1. Acho que o valor pago chega a 38% além das taxas de repasse que são cobradas para você receber uma semana depois que você entregou o seu produto. Ou seja pegue 3 bilhões jogue na renda fixa por uma semana e você terá o valor de lucro Extra. Estão trabalhando com o nosso dinheiro nos cobrando taxas abusivas. Isso não é só sobre os donos de restaurante e motoboys. Isso é sobre inflacionar o valor do produto para o cliente. O cliente é que paga tudo isso.

    2. Marcel, acredito que vc não entendeu nossa luta. O ifood não se contenta mais só com os seus 30%. Ele tá tirando cada vez mais de nós tb. Simples assim. Mas daí nenhum restaurante quer cancelar a “entrega parceira” e voltar a ter seus próprios entregadores, não é??

    3. Aí cabe aos comerciantes se mobilizarem tbm. Nessa parada dos motoboys, a maioria dos comércios contrataram entregadores freelancer. Então vocês tbm só olham pro próprio umbigo. Fechem as suas lojas no Ifood por dois ou três dias e reinvidiquem taxas menores. E antes do mimimi, não sou motoboy. Porém valorizo o trabalho de todos, tanto do restaurante quanto do entregador. Um depende do outro então unam-se.

    4. Concordo plenamente. Somando todos os descontos chegou a me cobrar 36% em um único pedido, além do desconto do “cupom do parceiro”, ou seja quase paguei pra trabalhar. Só Ifood ganha. Lucro do restaurante é baixíssimo.

    5. Errado … restaurante gosta de contratar moto boy pagando 50 60 reais por dia e uma marmita …
      Gosta de desmerecer o trabalho dos motoqueiro…
      Se os restaurantes tivesse vergonha na cara e pagasse um valor digno aos entregadores …ifood nem existia….
      Mais é o mundo do político de direita ….
      O rico explorando e ficando cada vez mais rico nas costas do pobre … .
      Isso nunca vai mudar

  6. E bom que venha e faça um app com segurança para os motoqueiro e grupos de sindicato que gosta de ganhar dinheiro burlando a localização do Ifood e pare de fazer conta nova para outros estados que está fazendo a praça fica lotada. Ifood tem que ver isso urgente.

  7. E bom que venha com um app seguro que não permita pessoas de são Paulo fazer conta para o outro estado. como e possível no Ifood fazendo um comércio para grupos de organizadores de paralisação.assim fica praça lotada. Ifood tem que ver isso urgente.

  8. Acho viável, uma concorrência sempre traz algum benefício quando alguém tem o domínio total da situação existe muita exploração…

  9. Bom quem não tiver satisfeito agora, procura o regime CLT.
    Nenhuma empresa de aplicativo obriga a ninguém trabalhar nela, trabalha quem quer e quem precisa, logo quem quer ou precisa não deveria reclamar .

  10. Vcs não repararam que o Brasil está sendo vendido para china , logo mais estaremos ganhando bem menos e reclamando muito mais , infelizmente o Brasil serve de escravos modernos para satisfazer apps e empresários . Vamos acordar já estão querendo por sindicatos nos apps e Jajá a política estará taxando todos .

    1. Vc percebeu algo que tbm tento dizer aos entregadores…Que nós seremos vítimas piores em breve…Pq o Governo já demonstrou e já tentou se meter nessa história,pq tem interesse puramente financeiro…Fingem querer nosso bem,e querem é a fatia deles …E os Apps vão reduzir o número de entregadores e quem não ficar no modo ” auto aceite ” vai ser cuspido…E quem ficar vai ter que aguentar calado …Pagar o INSS pra deixar o Sindicato e os crápulas da política satisfeitos…E o Brasil cada vez mais Chinês…

  11. Sem concorrência, o Ifood tem feito horrores, recruta novos entregadores e asfixia os antigos, é como se os forçasse o desmaio e depois acordasse a pessoa com água na cara e tapas no rosto, uma tortura sem intenção de matar, uma tática para expulsar entregadores com histórico negativo, histórico esse que o entregador não tem acesso, são coisas como cancelar por que o cliente não possui cartão, ou deseja pagar com dinheiro quando solicitou pagar com cartão, endereço errado, cliente não localizado, qualquer cancelamento seja qual for o motivo, quando um entregador ultrapassa cinco mil entregas, certamente possuirá muitas ocorrências como estás, e pro Ifood é hora de ser substituído, e lança sobre a pessoa todo o rigor do algoritmo, só receberá entregas rejeitadas por outros entregadores.

  12. O pessoal diz que não tem como derrubar o Ifood. Lembrem-se, os chineses são especialistas em fazer dinheiro, os caras tão sempre nos top 5 e top 10 melhores empresas que mais lucram no mundo!

  13. Ifood 99 e Uber tudo ladrão uma vergonha trabalhamos porque somos obrigados a Uber e a pior de todas o cliente paga paga 40 pela corrida o motoboy recebe a metade. Que venha a china vamos ver qual e a deles.. vão vim aqui pro brasil só pra derrubar o Ifood. Daí vão fazer a mesma palhaçada q o Ifood fais

  14. O que falta em todas plataformas de entregas é a coragem de pagar dividendos mês a mês para todos os investidores. Assim qualquer um poderia ter participação nos lucros dessas empresas. Até mesmo os entregadores e contratantes de serviços.

  15. Ótimo já poderia estar aqui porque tipo agora que teve a paralisação dos motoboy o ifood pra não dar o que os Boys querem menti que é fak tudo que aconteceu meeee

    1. Vamos ver taxas para estabelicimento, antes a gente dava cupom para os clientes e ficava no topo, agora tem que pagar por clicar.
      40% é do Ifood e o cliente acha que vai tudo para loja. Os custos temos que com frete.
      muito frustrante: a falta de cuidado de alguns entregadores ao transportar nossos bolos. É inadmissível que um produto feito com tanto carinho, cuidado e dedicação chegue ao cliente tombado, quebrado ou completamente fora do lugar.

      Entregamos o bolo em perfeitas condições, bem embalado e com orientações claras de transporte. Mas, por mais que façamos nossa parte, ainda assim dependemos do profissionalismo e responsabilidade de quem realiza a entrega.

      Não é apenas um bolo — é o resultado de horas de trabalho, ingredientes de qualidade e o sonho de um pequeno negócio que valoriza cada cliente. Pedimos mais respeito com o que é entregue nas mãos desses profissionais.

      Seguimos buscando alternativas e formas de melhorar a experiência dos nossos clientes, mas também esperamos mais seriedade de quem se compromete a entregar um produto com segurança.

      Quer que eu adapte esse texto para um post nas redes sociais, com um tom mais leve ou mais direto?

      1. Sou entregador, zelo pelos meus pedidos como se fossem meus. Amigo, levar bolo e torta na bag ou bau não é legal. Bolo se entrega de carro. Vcs que querem economizar. Nossas ruas são o kaos e o tipo de serviço é rápido. Toda vez q pego bolo tenho q andar muito devagar e MT atento e mesmo assim da ruim. Realmente fica difícil pra cobrar do motoboy a perfeição do serviço.

  16. Bom dia não consegue o Ifood é muito forte no brasil é sério pode ser aplicativo dos maiores mafiosos da china do Japão da asia vai ser dificil

  17. Para pegar uma fatia do Ifood vai ter que gastar bastante.
    Pagar melhor os entregadores do que o ifood faz.
    Ter restaurantes próprios com promoções atrativas e comida diferenciada senão não vai vai conseguir fidelizar os clientes. Estratégia de um ano ou mais porque o Ifood é muito gigante no Brasil.

  18. Nunca pedi Ifood na vida, o contato é direto com o estabelecimento, quanto menos gente envolvida mais rápido e mais barato é!!!

  19. Difícil ela conseguir derruba uma empresa que já tá de pé no mercado a muitos anos com grande publicidades marketing muitas lojas já estão usando o Ifood mais vai depender muito das taxas que o Ifood tá um pouco alta Se o comércio for fraco de venda não tem como fazer nem uma promoção no app aí consequentemente não vende mais e uma boa pra motoboy vai ganhar mais uma opção pra trabalhar nos app longe de trabalho escravo CLT

  20. Já passaram por aqui gigantes como a Uber esats e a glovo. Que seja bem vindo está nova empresa e invista seu dinheirinho para nós entregadores kkk. E se não aguentar a forta concorrência do Brasil, pede pra sair kkk

  21. Concordo qdo querem atribuir aos entregadores a responsabilidade pela fragilidade do produto a ser entregue…invista TMB em embalagem mais adequada e não ofereça produto super sensível a ser entregue por motos…
    E tem TMB os estabelecimentos que deixam os motoqueiros esperando os produtos em preparo perdendo o seus preciosos tempos qdo poderiam chamar só qdo estiver “pronto”
    TMB precisam respeitar o lado do parceiro entregador…TMB eh profissional

  22. Olha, eu invisto em embalagem, ela custa tão caro como os insumos, se os entregadores usassem o cérebro sabendo que o produto vai sacudir para ládo e para outro, nao seria usar um apoio, pois é assim que entregadores responsáveis fazem aqui. Nao precisa ir devagar, so precisa deixar parado para nao bater. As rua nao é desculpa, pois até para urca chega direitinho. Mas aqui do lado já chegou quebrado.

    Outra fica buzinando igual um maluco pega logo ma avaliação. Vai buzinar na sua casa. Nao quero receber meu pedido com buzinas.

  23. Até que enfim alguma empresa a altura de concorrer com o Ifood que dês de Já eito reduziu drasticamente as taxas pagas pelas entregas, além de ser a única empresa de entregas do Brasil que não paga um único centavo a mais em horários de chuva e também por ser a maior empresa de delivery do país, mas é a única cujo suporte para os entregadores é um bosta de I.A. chamada “Jhow” não sendo possível os entregadores falarem com alguém físico e rela do suporte.
    Mesmo com a paralização nacional dos motoqueiros entregadores do Ifood nos dias 31/03 e 01/04 solicitação um aumento nas taxas que até Dezembro davam para tirar algum sustento, mas dês de Já eito mal tem posto comida sobre a mesa dos entregadores com a redução drástica que teve nas taças, além da perda de estabelecimentos que migraram para outros aplicativos, visto que o Ifood não possui segurança para as lojas e muitos entregadores FDP agem de má fé e roubam os pedidos, já que o app não possui policiamento, segurança e rastreio para esses casos.

    Será muito bom ter uma empresa a altura do Ifood aqui no país, é uma pena só que seja uma empresa chinesa, visto que a China é até hoje um dos países que mais exploram seus funcionários, como serão as taxas de um app chinês cuja origem vem de explorar os funcionários das empresas até o tutano de seus ossos escorrer pelas orelhas? Vamos ver como será isso…

  24. Todos estão falando de entregas . Mas o principal são as taxas juntos ao estabelecimentos, exclusividade Ifood, porque a maioria dos estabelecimentos tem feita própria.
    Porque o iFood ganha demais nas costas do estabelecimentos, o pior de tudo, o cliente sempre tem razão e quem perde é o estabelecimento. E o que mais tem no Ifood é cliente mal intencionado.

  25. Concorrência sempre será saudável.
    O ifood passou dominar o mercado nacional com taxas absurdas tanto para lojistas como para emtegadores.
    Esquecem que o lojista é sua cozinha, e entregador é seu esteio, o suporte é horrível, não são todos mas tem clientes aplicam golpes com cancelamentos e nada é feito com relação a prejuízos.
    Que venham e façam diferente mostrando ao ifood que não são os únicos no mundo.

  26. Muitos motoboys não querem trabalhar, vamos ser sinceros,saem pra rua pra fumar maconha o dia todo, e cheirar pó, aqui no interior fizeram greve e invadiram lojas quebrando as coisas e agredindo funcionários, tumultuando ruas e o trânsito, agindo como animais eles pensam que vão assim conseguir mudar alguma coisa, sendo que o ifood não precisa de motoboys, depois dessa greve ridícula muitos estabelecimentos estão colocando entrega própria ou seja o aplicativo tocando menos, pois os donos dos estabelecimentos perderam muito esses dois dias e ainda ficaram com medo dos motoboy do ifood, uma péssima imagem, os caras estão reclamando de barriga cheia, trabalham drogados, a hora que querem, pegam a entrega que querem, fazem 800 , 1000 reais por semana ainda e estão chorando?

Deixe um comentário para Roberto Carlos Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.