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Gol, Azul e Latam têm 10 dias para justificar queixas de abuso


Reclamações contra companhias aéreas cresceram 410% de 2019 para 2021, aponta Senacon

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deu o prazo de 10 dias para que as companhias aéreas Gol, Latam e Azul expliquem irregularidades relatadas por consumidores durante o período da pandemia da covid. Atrasos de voos, dificuldade no reembolso dos valores pagos e lentidão na devolução do dinheiro foram as maiores queixas dos clientes. O prazo começa a vigorar a partir desta quarta-feira (25).

Queixas

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), vinculada à pasta, instaurou processo administrativo para averiguar as denúncias contra as empresas aéreas. Segundo o órgão, as reclamações cresceram 410% de 2019 para 2021. A quantidade de queixas por meio da plataforma consumidor.com.br pulou de 5.160 em 2019 para 26.407 no ano passado. Em relação a 2020, o crescimento foi de 130%, com 12.187 registros.

Segundo o MJSP, as reclamações contra o setor de aviação civil cresceram justamente na época em que os consumidores deveriam se utilizar das opções trazidas pelo novo regramento federal, que foi o reembolso em 12 meses, remarcação, ou uso do crédito em até 18 meses dos bilhetes.

De acordo com a Senacon, a questão mais demandada pelos consumidores se refere ao descumprimento das medidas emergenciais em vigor durante a pandemia. “Os consumidores estão tendo dificuldades em reaver os valores devidos, conforme a legislação extraordinária”, aponta um trecho da decisão.

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