Companhias buscam ampliar presença no aeroporto após suspensão das operações da Voepass pela Anac
A suspensão das operações da Voepass pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 11 de março gerou uma disputa acirrada entre Gol, Latam e Azul pelos slots da companhia. As autorizações para pousos e decolagens em aeroportos movimentados são um ativo valioso, especialmente no Aeroporto de Congonhas, um dos mais concorridos do país. Informações são do portal O Globo.
A Voepass detinha 20 slots diários em Congonhas e oito em Guarulhos, operando voos regionais e um acordo de compartilhamento de voos (codeshare) com a Latam. Com a suspensão, as concorrentes buscam ampliar suas operações, principalmente na ponte aérea Rio-São Paulo, uma das rotas mais lucrativas do Brasil.
Regulamentação e o futuro dos slots
Pelas normas da Anac, companhias que não cumprem requisitos de regularidade e pontualidade podem perder seus slots, que são redistribuídos entre as empresas ativas. A Voepass tenta evitar essa perda e informou ao governo que está tomando medidas para atender às exigências do órgão regulador.
Em nota, a Anac confirmou que analisa o pedido da Voepass: “Diante da suspensão cautelar de seu Certificado de Operador Aéreo, a empresa apresentou um pedido para evitar a perda de seus slots, que está em análise”. A Voepass afirmou que não há determinação sobre os slots e que não comentaria especulações. Azul e Gol preferiram não se manifestar, enquanto a Latam declarou que “sempre estuda oportunidades de ampliar sua malha aérea”.
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