Rota passará por Uganda, Ruanda, República Democrática do Congo, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul antes de cruzar o Índico até a Austrália
O Google anunciou o lançamento da primeira rota de fibra ótica que liga diretamente a Austrália à África. Chamado de Umoja, essa será a primeira rota desse tipo que liga dois continentes diretamente.
O objetivo, segundo o Google, é ajudar a aumentar o alcance e a fiabilidade da conectividade digital na África. Além disso, a rota irá permitir que os países africanos se conectem entre si e com outros locais de forma mais confiável.
A rota do cabo passará por Uganda, Ruanda, República Democrática do Congo, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul, antes de cruzar o Oceano Índico até a Austrália.
“O acesso à tecnologia mais recente, apoiado por infraestruturas digitais fiáveis e resilientes, é fundamental para o crescimento das oportunidades econômicas. Este é um momento significativo para a jornada de transformação digital do Quênia e os benefícios do anúncio irão se espalhar por toda a região”, afirmou Meg Whitman, embaixadora dos Estados Unidos no Quênia.
Projeto Humboldt
O governo chileno e o Google também anunciaram a construção do primeiro cabo submarino de fibra ótica entre América do Sul, Ásia e Oceania em janeiro deste ano. Conhecido como “Projeto Humboldt”, o cabo vai permitir maior conexão digital entre estas regiões.
O projeto ligará a cidade chilena de Valparaíso à australiana Sydney, terá 14.800 quilômetros de extensão e capacidade de 144 terabytes por segundo. A vida útil será de 25 anos.