Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Heineken investe R$ 150 milhões em unidade verde

A Heineken Spin será focada em rentabilizar iniciativas de sustentabilidade, como reciclagem e agricultura regenerativa

A Heineken revelou nesta quarta-feira (26) a criação de uma nova unidade de negócios no Brasil, denominada Heineken Spin, focada em rentabilizar iniciativas de sustentabilidade. A nova divisão conta com parceiros estratégicos e investimentos iniciais combinados de aproximadamente R$ 150 milhões.

A Heineken Spin baseia-se em quatro pilares principais: energia renovável, agricultura regenerativa, reciclagem de embalagens e parcerias com marcas que promovem impacto em ESG (Ambiental, Social e Governança).

“Se quisermos suportar o crescimento sustentável, temos que fazer um negócio que gere resultado financeiro”, declarou Mauricio Giamelaro, CEO da Heineken Brasil. Ele destacou que a nova divisão “é um ecossistema que vai extrapolar a produção de cerveja”.

Parcerias e investimentos

A Heineken Spin já firmou um acordo desde 2021 com a Ultragaz, do Grupo Ultra, e a Raízen para a promoção do uso de fontes limpas de energia entre consumidores e estabelecimentos. Esse programa, chamado Energia Verde, já possui quarenta mil contratos ativos e deve expandir com a disponibilidade da geração distribuída.

Em agricultura regenerativa, a empresa está plantando limão orgânico em uma área de mais de 800 hectares próxima à cervejaria em Itu (SP). Essa iniciativa, em parceria com a Rizoma, visa proteger áreas importantes para a resiliência hídrica e sequestrar carbono.

Reciclagem e economia circular

No pilar de reciclagem, a Heineken estabeleceu uma parceria com a Ambipar para ampliar a reciclagem de vidros e reduzir as emissões de carbono. A empresa está estruturando um sistema para cobrir áreas sem coleta de vidro, com operações previstas para iniciar em três estados até o final do ano.

“Nós vamos pegar as zonas onde não há cobertura e colocar recursos para que esse vidro volte para a cadeia de valor”, explicou Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade da Heineken no Brasil.

Parcerias de impacto

A Heineken também está focada em trabalhar com marcas de impacto. A empresa firmou uma parceria com a Better Drinks, que possui as marcas Mamba Waters e Cerveja Praya, para inovar no relacionamento com os consumidores. Além disso, a Heineken está colaborando com a Central Única das Favelas (Cufa) para buscar empreendedores nas favelas e trazer novas perspectivas de inovação.

Alinhamento global

Segundo comunicado, o desenvolvimento da Heineken Spin está alinhado globalmente com as metas de sustentabilidade da empresa, especialmente na administração dos créditos de carbono. A Heineken busca neutralizar suas emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. Giamelaro destacou que, se o Brasil conseguir implementar todos os planos da Heineken Spin, poderá entregar boa parte dos resultados globais da empresa.

O que MR publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.