Oferta foi recusada por unanimidade pelo conselho de administração da farmacêutica
A Hypera anunciou nesta quinta-feira (24) que rejeitou, de forma unânime, a proposta de aquisição apresentada pela EMS, maior conglomerado farmacêutico do Brasil. A oferta, feita no dia 21 de outubro, envolvia a compra de até 20% das ações da Hypera por R$ 30 cada, com o restante em troca de ações, o que daria à EMS o controle de mais de 60% da empresa.
Segundo comunicado divulgado pela Hypera, a proposta foi considerada inadequada e rejeitada sem iniciar qualquer tratativa. A empresa destacou que o portfólio da EMS, focado em medicamentos genéricos, não está alinhado com os segmentos estratégicos da Hypera, além das diferenças culturais e de governança entre as empresas. A Hypera também afirmou que a avaliação proposta subestima significativamente o valor da companhia.
O que MR publicou
A Hypera lamentou o fato de a oferta ter sido divulgada à imprensa antes de ser discutida formalmente, destacando seu compromisso com os interesses dos acionistas e as normas do mercado de valores mobiliários.
A proposta da EMS incluía a criação de um conselho de administração composto por nove membros, sendo cinco indicados pela empresa adquirente. A EMS argumentou que a operação traria ganhos operacionais e expandiria as margens da empresa combinada.
Apesar da rejeição, as ações da Hypera subiram 2% após a divulgação da oferta.
O que mais MR publicou