Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Ikea lança marketplace de móveis usados

Empresa quer concorrer diretamente com plataformas consolidadas como eBay, Craigslist e Gumtree

A maior varejista de móveis do mundo, a sueca Ikea, está prestes a expandir seus horizontes ao entrar no mercado de móveis usados, de acordo com informações divulgadas pelo Financial Times (FT). A empresa, conhecida globalmente por seus móveis acessíveis e de fácil montagem, agora busca concorrer diretamente com plataformas consolidadas como eBay, Craigslist e Gumtree.

A nova iniciativa, chamada Ikea Preowned, será inicialmente testada em Madri e Oslo até o final deste ano. Segundo Jesper Brodin, presidente-executivo da Ingka Group, principal operadora das lojas Ikea, o objetivo é lançar uma plataforma de compra e venda de móveis usados em escala global. “Este era um sonho em construção há algum tempo”, afirmou Brodin ao FT.

Transformação digital e expansão

A entrada no mercado de segunda mão faz parte de uma estratégia mais ampla da Ikea, que vem se transformando nos últimos anos. A empresa, tradicionalmente associada ao modelo de autosserviço onde os clientes montam seus próprios móveis, tem se reinventado para incluir vendas online, lojas no centro das cidades e serviços como montagem de móveis.

Atualmente, a Ikea já oferece uma pequena quantidade de móveis usados em algumas de suas lojas, revendendo itens que os próprios clientes trouxeram de volta. No entanto, a nova plataforma Ikea Preowned é um passo mais ambicioso. A ideia é permitir que os clientes vendam diretamente uns aos outros, aproveitando a força da marca Ikea para conquistar uma fatia significativa deste mercado.

Como funcionará a Ikea Preowned

Na prática, os clientes poderão listar seus móveis usados na plataforma, inserindo fotos e preços. A tecnologia de inteligência artificial da Ikea ajudará a otimizar as imagens e informações promocionais dos produtos. O comprador interessado, por sua vez, poderá retirar os móveis diretamente com o vendedor. Como incentivo, o vendedor poderá escolher entre receber o pagamento em dinheiro ou um voucher da Ikea, que incluirá um bônus de 15%.

Essa movimentação também se alinha ao compromisso da Ikea de se tornar uma empresa “circular e positiva para o clima” até 2030. A entrada no mercado de segunda mão é vista como uma extensão natural desse compromisso, promovendo a reutilização e a sustentabilidade.

A iniciativa segue o sucesso anterior da Ikea em testar a venda de seus móveis novos em plataformas de terceiros, como o Tmall do Alibaba na China. No entanto, o Ikea Preowned representa a primeira incursão da empresa no mercado de segunda mão, um passo importante na sua evolução digital.

Vale lembrar que, apesar de sua presença global, a Ikea ainda não opera no Brasil, e a empresa não anunciou planos de trazer a plataforma Ikea Preowned para o país.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.