Principal ferramenta será uma função que desfocará “nudes”. Meta deve implementar novas regras a partir de maio
Controladora da rede de compartilhamento de imagens e vídeos Instagram, a Meta (que controla também WhatsApp e Facebook) anunciou nesta quinta-feira (11) uma série de medidas para proteger menores de chantagens a partir de fotos íntimas por meio de uma função de desfoque. As medidas serão testadas a partir de maio em países da América Central e América Latina.
A função será configurada nas contas de menores e detectará automaticamente imagens de nudez recebidas no “direct”. “Assim, o destinatário não será exposto de forma indesejada a conteúdos íntimos”, comentou à AFP Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França. Além disso, remetentes e destinatários receberão mensagens de alerta para conscientizar sobre “sextorsão”.
Caso uma conta seja identificada pelas ferramentas de IA da Meta como possível fonte deste tipo de comportamento, suas interações com usuários menores serão limitadas de modo severo. O suspeitos não poderão enviar mensagens privadas para a conta de menores, perderão acesso à sua lista completa de seguidores deles e suas contas sumirão da ferramenta de busca.
Se um jovem usuário entrar em contato com algum possível chantagista, a Meta enviará um alerta e o direcionará ao site “Stop Sextortion”, que terá acesso a uma linha telefônica e a associações de apoio.