Solução da Trackfy permitiria aos gestores de plantas e canteiros de obras obterem uma visão em tempo real das atividades
Especializada no desenvolvimento de tecnologias de monitoramento e gestão automatizada, a Trackfy deu um passo importante em direção à inovação com a inauguração de seu novo laboratório de testes no Parque Tecnológico da Bahia, local fundamental para acelerar seus processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
A solução da startup permite aos gestores de plantas industriais e canteiros de obras obterem uma visão em tempo real das atividades que estão acontecendo nesses ambientes. A tecnologia permite monitorar operações sem interrupção na rotina dos trabalhadores, integrando recursos de internet das coisas (IoT), análise de dados e algoritmos avançados para coleta e geração de insights valiosos. Em um caso recente, foi identificado que profissionais de uma indústria percorriam até 3 quilômetros diariamente em atividades não produtivas, gerando cansaço e prejuízo à eficiência, proporcionando, a partir daí, a implementação de melhorias.
Para Carlos Eduardo Tanajura da Silva, Head de P&D da TrackFy, o laboratório representa uma extensão das condições reais de operação, simulando o ambiente de plantas industriais e canteiros de obras. “Criamos um espaço ideal para coleta de dados e validação em tempo real, o que acelera o desenvolvimento de nossas tecnologias”, comenta.
O Head também ressalta a importância da agilidade no desenvolvimento de P&D, destacando que a propriedade intelectual da empresa é uma vantagem competitiva. “Testar tecnologias de hardware e software em um ambiente controlado transforma a maneira de operar as empresas, aprimorando produtos e promovendo um monitoramento integrado de equipamentos e equipes”, relata. Esse processo contínuo de melhoria fortalece a segurança e economia dos clientes, aumentando a inovação no setor.
Além disso, com o novo laboratório, o Trackfy abre suas portas para visitas de estudantes, pesquisadores e profissionais específicos em conhecer suas tecnologias. O espaço, equipado com telas que mostram o progresso dos testes, proporciona uma visão abrangente das soluções em desenvolvimento.
“Desde o início da Trackfy, temos visões de curto, médio e longo prazo, sobre o que queremos que a nossa solução entregue. Dito isto, a partir do crescimento acelerado que estamos obtendo ultimamente, vislumbramos a possibilidade de aumentar a nossa velocidade de desenvolvimento e adiantar a entrega de tecnologias e funcionalidades que tínhamos em mente, como forma de continuamente expandir os nossos diferenciais e entrega de valor aos clientes”, explica Túlio Cerviño, CEO da Trackfy (na imagem).
Em canteiros de obra, a Trackfy já registrou redução de 20% nos deslocamentos, aumento de 19% na produtividade e redução de até 15% no tempo de conclusão de projetos. “Em três meses, transformamos um cronograma atrasado em um adiantamento de duas semanas”, destaca Tanajura.
Na indústria, a solução da Trackfy está sendo utilizada para reduzir em 30% o tempo de evacuação em emergências e em 33% o deslocamento dos trabalhadores. “Hoje, o ciclo entre identificar, agir e avaliar resultados ocorre em dias ou semanas, não mais em meses”, acrescenta. As melhorias resultaram em um ganho de 17% na produtividade, redução de 25% no tempo de retirada de permissões de trabalho e maior precisão no planejamento. Em números, a tecnologia economizou até R$ 1,3 milhão em projetos de R$ 38 milhões, reinvestidos em áreas essenciais.