Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Livraria Cultura tem falência decretada

Decisão da Justiça de São Paulo ocorre mais de quatro anos após pedido de recuperação judicial

Uma das redes mais tradicionais do país, a Livraria Cultura teve falência decretada pela Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (9). A decisão ocorre mais de quatro anos após a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível aceitar o pedido de RJ da companhia.

Altos custos de produção, queda na demanda por livros, falta de interesse por leitura e a crise econômica de 2014 foram apontados pela administração da empresa como os principais motivos para a derrocada financeira. O pedido de recuperação judicial foi apresentado em 2018. Na ocasião, a companhia já alegava estar em crise econômico-financeira. O pedido de RJ havia informado dívidas de R$ 285,4 milhões – a maior parte com fornecedores e bancos.

Na decisão, o juiz Ralpho Monteiro Filho cita que a administradora nomeada na recuperação judicial relatou indícios de fraude em movimentações financeiras realizadas por sócios da empresa. Credores também davam notícia que o grupo seguia inadimplente. “A recuperação foi pensada para socorrer apenas os devedores que realmente demonstrarem condições de se recuperar, posto que o seu processamento deve amparar somente devedores viáveis”, escreveu o juiz.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.